X

0 Comentários

Artigos

Campeões de bilheteria

Câmera clara 136

Por Luiz Joaquim | 06.03.2009 (sexta-feira)

Semana passada, a grande notícia para o mercado do cinema brasileiro foi a quebra do recorde de bilheteria feito por “Seu Eu Fosse Você 2”, de Daniel Filho, que na terça-feira alcançou o número de 5.324 milhões de bilhetes vendidos, superando o título de “2 Filhos de Francisco” (2006) como filme mais visto da Retomada. Muita gente sabe que o título brasileiro mais visto de todos os tempos é “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), de Bruno Barreto, com 10, 735 milhões de espectadores. O importante de ser destacado com esses números é o contexto do mercado de cinema que embala a época de “Dona Flor…”. No final dos anos 1970, 30% a 40% dos ingressos vendidos no país eram para filmes nacionais. Havia também, naquela época, além de mais salas de cinema no Brasil, (hoje são pouco mais de duas mil salas), a força de negociação da Embrafilme com os exibidores, colocava as produções brasileiras em todas as salas do país. E, o detalhe mais importante, até 1984, o custo médio do ingresso era 0,80 cents de dólar norte-americano. Hoje para ir ao cinema no Brasil, desembolsa-se em média 6,8 dólares. Isso significa, no mínimo (existem outros aspectos), que é preciso ponderar a respeito do que significa “sucesso” de público hoje e há 30 anos no Brasil.

—————-
MIAU
Mostra Independente do Audiovisual Universitário, ou apenas MIAU, chega em sua 2ª edição e convoca a todos os realizadores para última chamada para inscrições que vão até amanhã. Os detalhes estão na página (www.mostramiau.com.br). A inscrição aceita produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2007, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos.

——————–
Filme Livre
O “Boletim Audiovisual”, do Ministério da Cultura, Representação Nordeste, informa: Acontece, durante todo este mês de março, a 8ª Mostra do Filme Livre, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Rio de Janeiro). A Mostra, que conta com o apoio do Centro Técnico Audiovisual- CTAv do MinC, continua mantendo o objetivo de divulgar a produção audiovisual independente do Brasil, exibindo obras audiovisuais em diversos suportes, vários formatos, de todos os gêneros e de qualquer ano de produção. Outras informações: (www.ctav.gov.br).

———————-
Produire au Sud
Prorrogadas as inscrições para o ateliê Produire au Sud (PaSud), que acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril de 2009, em Recife. A data agora para a entrega dos projetos é até a próxima sexta-feira, dia 13 de março. O ateliê acontece pela segunda vez no Recife e selecionará até oito projetos de longas metragens. Os resultados serão divulgados até 30 de março. A proposta do PaSud é analisar os elementos necessários para co-produções internacionais (ferramentas jurídicas, comerciais e financeiras) e oferecer consultorias individuais para cada projeto selecionado. Para tanto, especialistas internacionais, entre produtores e script doctors, participam do ateliê na Fundação Joaquim Nabuco. Mais detalhes em (www.fundaj.gov.br).

———————–
Milionário
Fazendo uma comparação tosca, podemos dizer que “Quem Quer Ser Um Milionário?” virou um fenômeno mundial de bilheteria como “Se Eu Fosse Você 2”, virou um fenômeno brasileiro. O filme de Danny Boyle tornou-se um dos poucos filmes independentes que ultrapassou a marca de US$ 200 milhões na arrecadação mundial de bilheteria. Ao contrário das primeiras estimativas, o filme ainda foi o mais visto há dois finais de semana, batendo o “O Curioso Caso de Benjamim Button”. A trilha sonora de “Quem Quer Ser…” faz sucesso também. Vendeu cerca de 49.700 cópias no fim de semana de seu lançamento.

Mais Recentes

Publicidade