
Depois de Ontem, Antes de Amanhã
Filme pauistano fala de Araçoiaba (PE)
Por Luiz Joaquim | 22.11.2010 (segunda-feira)

Ela veio de São Paulo para registrar a vida de pernambucanos de Araçoiaba (a 67 quilômetros do Recife) e transformar num longa-metragem que tem exibição especial no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, às 19h30. Estamos falando de Christine Liu e seu filme “Depois de Ontem, Antes de Amanhã” (Brasil, 2010). A idéia para fazer o documentário nasceu do contato de Liu com o projeto social “Mais Vida”, uma iniciativa da comunidade e da prefeitura de Araçoiaba em parceria com a Unilever. A meta do projeto era elevar o índice de desenvolvimento humano (IDH) da cidade (um dos menores do Estado), por meio da alfabetização, redução da mortalidade infantil e capacitação profissional, gerando melhores condições econômicas para a cidade.
Como estratégia para transforma esse projeto em algo cinematograficamente atraente, a diretora elegeu os moradores Josenilda, Lucivânia e Daniel para acompanhar seu dia-a-dia. Josenilda e Lucivânia são mulheres que tentam encontrar espaços nessa realidade, e Daniel é um trabalhador das plantações de cana de açúcar e cinegrafista. Os três se unem pela amizade e pela dedicação à cidade de Araçoiaba. Mostrando esse retrato, o filme aponta para a rotina da cidade, sendo norteada pela agricultura local. Fica em evidência assim, os seis meses de trabalho na colheita da cana-de-açúcar, e os outros seis meses do ano sem renda garantida. Destaque para o período das festas de São João, quando o filme ganha cor por estes personagens.
Pelo registro desse cotidiano, “Depois de Ontem, Antes de Amanhã” mostra que, pela localização, o município não está no sertão, mas também não é exatamente na Zona da Mata, e por isso sofre com poucos recursos governamentais, ficando sua população essencialmente sob a própria sorte.
O filme exibiu na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo do ano passado, e em festivais como Cachoeira Doc (BA), Cinemúsica (RJ) e BrasilCine (Suécia), tndo estreado em circuito comercial há alguns meses, no Cine Bombril, em São Paulo
Entre outros trabalhos Christine Liu já atuou como assistente de direção Suzana Amaral, mas ela é conhecida principalmente por suas videoinstalações. Liu também trabalhou na França, na montagem de documentários sobre os diretores Louis Malle e Alain Tanner.
Serviço:
Sessão de “Depois de Ontem Antes de Amanhã”, de Christine Liu
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, Hoje, 19h30
Rua Henrique Dias, 610, Derby (Recife)
Entrada Gratuita
0 Comentários