X

0 Comentários

Críticas

Amaldiçoados

O lobisomem adolescente

Por Luiz Joaquim | 25.07.2018 (quarta-feira)

– publicado originalmente em 15 de julho de 2005 no jornal Folha de Pernambuco

Há algum tempo, Amaldiçoados (Cursed, EUA, 2005), que estréia hoje (15/7/2005), era esperado pelos fãs da série Pânico (Scream). Isso porque a direção e roteiro do novo filme são, respectivamente, de Wes Craven e Kevin Williamson. Com Pânico 1, 2 e 3, os dois estimularam o gosto pelo horror nos adolescentes dos anos 1990. Uma geração mais antiga também tinha boas expectativas para Amaldiçoados, uma vez que Craven foi o criador de Fred Kruger, o terrível protagonista nos sonhos da série A hora do pesadelo.

Agora, Craven e Williamson dão sua versão adolescente para o lobisomem. Os amaldiçoados do título são os irmãos Ellie (Christina Ricci) e Jimmy (Jesse Eisenberg). Enquanto dirigiam para casa pela Muholland Drive, eles causam um acidente e testemunham uma garota ser arrastada por uma besta matagal adentro. No dia seguinte, acordam com apetite por carne crua, com apelo sexual ativado e com o olfato ultra-sensível.

Entende-se rapidamente que ambos foram contaminados pelo “vírus do lobisomem” e estão a caminho de se tornar igual a ele. Daí para frente, a história trata de mostrar como a dupla vai fazer para conter que a maldição se complete. Para isso, recheia sua extensão com sequências poucos assustadoras  e toscas transformações digitalizadas. Com uma técnica narrativa convencional, e pouco imaginativa, Craven só consegue prender a atenção em pouquíssimos momentos, como a do lobisomem querendo entrar num elevador.

Talvez o melhor momento do filme seja um cômico, e não um de horror. Ele está justamente numa provocação com a vaidade própria do sexo feminino, que o roteiro de Williamson aplica numa “lobisomem fêmea”. Há ainda a relação entre a maldição de ser lobisomem e de ser gay na sociedade contemporânea. Uma mensagem subliminar de Williamson, homossexual assumido.

Mais Recentes

Publicidade