X

0 Comentários

Reportagens

Goiana (PE) reabre Cineteatro Polytheama

Mais uma casa para o cinema em PE

Por Luiz Joaquim | 27.03.2010 (sábado)

GOIANA (PE) – A noite de ontem foi de festa para os goianenses. A rua Marechal Deodoro da Fonseca, mais conhecida na cidade como rua Direita, estava interditada para uma apresentação da banda da Sociedade Musical Curica. Eles celebravam a reinauguração do Cineteatro Polytheama, original de 1912 e fechado desde de 1982. Ontem foi reaberto após dois anos de restauração estrutural e técnica promovida pelo Programa de Apoio de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (Promata) em parceria com a Fundação de Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe) e prefeitura de Goiana.

Com um investimento de R$ 2,2 milhões, majoritário da Promata, o espaço sofreu reconstruções no piso, revestimento, esquadrias, coberta, banheiros, pinturas interna e externa, um reforço estrutural, elétrico, hidráulico, de climatização e cenotécnico, tudo sob supervisão da Iphan, uma vez que o espaço é tombado.

Hoje o cineateatro é um complexo que, além do auditório de 220 lugares com tela retrátil de 7 x 4 metros, do camarim por trás do palco, e da cabine técnica de som e projeção (com players de DVD e projetor multimídia preso ao teto), oferece dois anexos: um sala para reuniões e outra equipadas com dez computadores para oficinas e capacitações. Há ainda um pequeno anfiteatro na área externa e boxes de alimentação.

O plano é que o Polythema atenda uma demanda de 19 municípios da Mata Norte, abrigando espetáculos e projeções audiovisuais em gestão conjunta entre a Fundarpe e Goiana. O mesmo deve acontecer até maio em Palmares, com a reinauguração do Cineateatro Apolo para atender 24 municípios da Mata Sul.

Na cerimônia de ontem, o Secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, transmitiu um pedido do governador Eduardo Campos: “Vamos zelar esse patrimônio. Seu bom uso é fundamental. A partir de agora, o Polytheama é o orgulho da população de Goiana”, encerrou enquanto uma senhora, na platéia, sussurrou para a vizinha: “É isso mesmo”. A cerimônia finalizou com a apresentação da peça “A Chegada da Prostituta no Céu”, dirigida por Manoel Constantino

Mais Recentes

Publicidade