X

0 Comentários

Reportagens

Nasce a Frente dos Grandes Festivais

Política audiovisual

Por Luiz Joaquim | 11.11.2011 (sexta-feira)

Na manhã de ontem (10/11), Alfredo Bertini, da Bertini Produções Artísticas e Eventos Culturais e Esportivos Ltda. – empresa realizadora do Cine-PE: Festival do Audiovisual -, anunciou o manifesto de lançamento da Frente dos Grandes Festivais de Cinema do Brasil (FGF). Trata-se de “uma Frente de cooperação técnica e de interesses corporativos, sem fins associativos”.

O documento, que nasceu na última terça-feira, em Brasília, nas palavras de Bertini, cuida da “defesa do interesse institucional/corporativo dos Grandes Festivais”. Estes grandes festivais que assinaram o documento são, por enquanto, o de Gramado, de Brasília, o Cine-PE, o Cine Ceará, e o Festival do Rio.

“Tratou-se de uma decisão amadurecida e bem negociada com o Presidente do Fórum (dos Festivais), o colega Francisco Cesar Filho, tendo em vista que o conjunto dos Grandes Festivais necessitava conduzir de modo diferente suas ações e interesses”, diz Bertini em comunicado à imprensa; destacando que o FGF deve tornar ainda mais fortes tais eventos, com algumas novidades, a curto e médio prazo, que estão por vir.

No manifesto estão discriminados os seis ítens que serviram de referência para a composição deste que já está sendo chamado pela imprensa especializada de “G5” dos festivais de cinema. Os itens falam que todos são reconhecidos na cadeia produtiva do audiovisual; são considerados expressões sócio-econômicas; se realizam como “Festivais”; são amplos na programação, formam platéias e aperfeiçoam mão de obra; respeitam a diversidade das produções; e mobilizam público.

Mais Recentes

Publicidade