X

0 Comentários

Off Topic

Joan Baez no Recife

Luta política em alta e boas melodias

Por Luiz Joaquim | 28.03.2014 (sexta-feira)

Está em cartaz no Cine Apolo (Recife) uma obra-prima cinematográfica dos Irmãos Coen chamada “Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum”, cujo protagonista é um cantor folk tentando sobreviver com sua música melancólica na Nova Iorque de 1961. No finalzinho do filme aparece um outro cantor folk iniciante e também desconhecido, igual a Davis. Seu nome: Bob Dylan. Mas qual a relação disso com a apresentação de hoje, às 21h, da cantora norte-americana Joan Baez, 73 anos, no Teatro RioMar? São muitas.

A primeira diz respeito ao riquíssimo ambiente que o filme retrata. Muito provavelmente um cenário social bastante fiel ao que formou a ideologia pacifista e ativista de Joan Baez que, à propósito, namorou Dylan por aquela época, tendo sido fundamental para que ele viesse a ser conhecido pelo grande público.

A apresentação no Recife, pela turnê “Gracias a La Vida” – nome de uma música da chilena Violeta Parra, incluída no repertório de hoje -, encerra o circuito que a artista fez pela América Latina, pela qual pôde tocou pela primeira vez no Brasil. Antes da capital pernambucana, os gaúchos conferiram o show da cantora na quarta-feira (19). Antes disso, Joan também apresentou-se na Argentina, Uruguaia e Chile.

Com um histórico político que inclui ativismo em eventos históricos, como na Marcha sobre Washington, em 1963 com a presença de Martin Luther King, e duas prisões em 1967 por protestar contra a Guerra do Vietnã, Joan também possui um currículo de apresentações valioso, que inclui sua presença no famigerado show de Woodstock, em 1969.

Tanta carga e empenho em lutas pelos direitos civis através de sua música fez com que a cantora fosse proibida pelo militares de apresentar-se no Brasil quando aqui esteve pela primeira vez, em 1981, para um circuito de cinco shows.

33 anos depois, o Recife poderá apreciar Joan ao violão ou piano tocando tanto canções como “God is God”, de seu mais recente álbum “Day After Tomorrow” (2008), além de outras antigas, como “Flora” ou “Just the Way You Are”, e também clássicos como “Blowin in The Wind”, imortalizada por Dylan, ou ainda “Imagine”, de seu contemporâneo e não menos emblemático pacifista, John Lennon.

Além de canções em inglês e espanhol, como a de Violeta Parra, sempre presente nas apresentações da artista, Joan incluiu no show de Porto Alegre, e pode repetir aqui no Recife, a interpretação de dois hinos brasileiros: “Cálice”, de Chico Buarque, e “Caminhando em Cantando (para não dizer que não falei das flores)”, de Geraldo Vandre. Confirmando-se, pode ser o ponto alto de uma noite musical histórica por aqui.

SERVIÇO
Show de Joan Baez
Hoje (28/03/2014) , 21h, no Teatro RioMar
Shopping RioMar
Av. República do Líbano, 251, L4, Pina
R$ 180 (balcão nobre)
R$ 230 (plateia alta e baixa)
Fone – 81 4003-1212
http://www.ingressorapido.com.br

Mais Recentes

Publicidade