
1º MOCCA (2025) – Inscrições Abertas
Mostra leva filmes, oficinas e feira ecológica à Vila de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho
Por Yuri Lins | 21.05.2025 (quarta-feira)

— Com informações da assessoria da da MOCCA – Mostra Cabense de Cinema Ambiental
A MOCCA – Mostra Cabense de Cinema Ambiental está com inscrições abertas para obras audiovisuais que desejam compor a programação de sua 1ª edição, marcada para acontecer entre os dias 21 e 27 de julho de 2025, na histórica Vila de Nazaré, no Cabo de Santo Agostinho. Cineastas pernambucanos interessados em exibir seus filmes devem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de maio, exclusivamente pelo site do evento.
As obras devem ter temática ambiental e podem ser de qualquer gênero – ficção, documentário, animação ou experimental. Curtas, médias e longas-metragens serão aceitos, sem restrição de duração ou exigência de ineditismo. É necessário que o filme tenha sido produzido em Pernambuco e que trate de questões como sustentabilidade, preservação, natureza, territórios ou mudanças climáticas.
Formação – Paralelamente à curadoria de filmes, a mostra abriu inscrições para cinco oficinas formativas voltadas ao audiovisual: Roteiro, Atuação para Cinema, Operação de Câmera, Captação de Som e Edição de Vídeo. Cada uma das oficinas terá 20 vagas, com prioridade para mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+ e outros grupos historicamente sub-representados. As inscrições seguem até o dia 15 de junho, pelo mesmo site.
Realizada no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, a MOCCA busca unir cultura e responsabilidade socioambiental em uma programação totalmente gratuita. Além das oficinas e exibições de filmes ao ar livre, haverá sessões em escolas públicas, debates com realizadores convidados, apresentações culturais e uma feira de sustentabilidade com barracas de produtos artesanais feitos a partir de resíduos sólidos.
A organização do evento destaca que a mostra foi criada com o intuito de descentralizar o acesso ao cinema e incentivar o surgimento de novas plateias e produtores culturais no município. A iniciativa também apresentará ao público o Projeto Farol de Imagens, que oferecerá formação audiovisual continuada no Ponto de Cultura Farol de Ideias, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa local.
SERVIÇO.
MOCCA – Mostra Cabense de Cinema Ambiental
Local: Pátio Externo da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, Vila de Nazaré, Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco.
Mais informações: Instagram @mostramocca | @institutomaterializeideias
0 Comentários