X

0 Comentários

Críticas

10.000 a. C.

ou, a revolta das galinhas gigantes

Por Luiz Joaquim | 07.03.2008 (sexta-feira)

Elefantes, tigres e galinhas, isso mesmo, galinhas são os bichos que aterrorizam em “10.000 a.C.” (10.000 b.C., EUA, 2008), novo filme dirigido, escrito e produzido por Roland Emmerich, o mesmo que deu à indústria os sucessos instantâneos “Independence Day” (1996) e “O Dia Depois de Amanhã” (2004), entre outros. Quando levamos em conta o título do filme, é preciso considerar que os elefantes são mamutes, os tigres têm dentes-de-sabre, e as galinhas são galinhas, só que medindo três metros de altura e com menos penas.

“10.000 a.C.” é na verdade uma grande bobagem situada na pré-história, pela qual, diz o material de divulgação, conheceremos a história da “lenda, da batalha e do primeiro herói”, há dez mil anos antes de Cristo, com os protagonistas falando inglês, claro.

Após uma balela profética de um tribo, no meio do nada, dizendo que Evolet, a estranha menina de olhos azuis que chega nesta aldeia, indicará o herdeiro da Lança Branca – o mais alto símbolo de reverência aos caçadores dali -passamos a acompanhar a trajetória do garoto D’Leh (Steven Strait).

Uma vez adulto, D’Leh ama a, agora mulher, Evolet (Camilla Belle). Mas ela é seqüestrada com mais uma dezena de outros da tribo de D’Leh, pelos monstros de quatro patas – na realidade, bárbaros à cavalo de outra tribo e falando outro idioma, cuja existência era desconhecida pelo grupo de D’Leh. Na jornada, em busca da amada e de sua identidade como salvador dos oprimidos, o primeiro herói enfreta os monstros do primeiro parágrafo (em efeitos CGI fracos) e também os deuses inventados pelos homens daquela época.

Curiosa é a fácil analogia que Emmerich nos deixa fazer desse seu messias com o próprio Jesus Cristo. As estrelas do céu indicam que há alguém especialmente poderoso entre os homens; antes de sua revelação, ele também é maltratado pelos iguais; e é ele que une todos os povos para libertar os escravos de uma civilização dominante e adoradora de símbolos e falsos deuses.

Mas não há carisma em “10.000 a.C.” que vem bastante carregado de clichês. A certa altura, D’Leh levanta a moral dos guerreiros cansados e com a moral baixa antes da grande batalha com um discurso vazio, finalizando com um berro e a mão erguida segurando a Lança Branca, bem ao estilo “300”, “Coração Valente”, “Rei Arthur”, “Tróia” ou qualquer outro filme de guerreiros realizados nos últimos 15 anos. Saudade de “Apocalypto”, de Mel Gibson.

Mais Recentes

Publicidade