
Livro sobre cinema pernambucano vai a Cannes
Pesquisa de Diego Medeiros analisa o que faz do cinema pernambucano uma potência internacional
Por Yuri Lins | 16.05.2025 (sexta-feira)

— Com informações da assessoria do autor. Na imagem em destaque, Diego Medeiros ao lado da produtora Emilie Lesclaux.
Uma pesquisa sobre o papel do cinema pernambucano no cenário audiovisual brasileiro e internacional será apresentada neste mês em um dos mais prestigiados festivais do mundo. O livro A Potência do Cinema Pernambucano, de autoria do advogado Diego Medeiros, terá pré-lançamento no Festival de Cannes, na França, no dia 19 de maio.
A publicação, fruto de anos de pesquisa e prática profissional, investiga os fatores que contribuíram para consolidar Pernambuco como um polo expressivo da produção cinematográfica no Brasil. O estudo combina dados de mercado, análise histórica e entrevistas com nomes relevantes do setor, como as produtoras Emilie Lesclaux e Rachel Ellis, e os diretores Marcelo Gomes, Hilton Lacerda e Gabriel Mascaro.
Medeiros, que atua há duas décadas como advogado especializado em cinema, constrói um panorama que vai além das obras mais conhecidas, abordando também as condições sociais, políticas e econômicas que moldaram esse cenário. Entre os filmes que contaram com sua assessoria jurídica estão O Último Azul (vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, em 2025), Retratos Fantasmas, Bacurau, Aquarius e Fim de Festa.
A apresentação do livro ocorre em um momento de destaque internacional para o audiovisual brasileiro. O Brasil é o país de honra da edição de 2025 do Festival de Cannes, em comemoração aos 200 anos de relações diplomáticas com a França. A presença brasileira se intensificou este ano com o Oscar de Melhor Filme Internacional para Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e a seleção de O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, para a Palma de Ouro.
Com coordenação editorial do selo Boneca Lab, A Potência do Cinema Pernambucano será lançado no Brasil ainda em 2025.
0 Comentários