
53ª Gramado (2025) – Selecionados
Festival terá longas inéditos, curtas do RS e abertura com ‘O Último Azul’, produção pernambucana
Por Yuri Lins | 08.07.2025 (terça-feira)

— Com informações da assessoria do 53ª Festival de Cinema de Gramado.
O Festival de Cinema de Gramado apresentou os seis filmes de ficção nacional que integrarão a mostra competitiva de longas-metragens em sua 53ª edição, marcada para ocorrer entre os dias 13 e 23 de agosto. A divulgação foi feita em coletiva realizada na cidade, que também detalhou os curtas selecionados para a Mostra Gaúcha, as homenagens previstas e as atividades do Conexões Gramado Film Market.
A mostra competitiva contará com obras inéditas no país, exibidas no Palácio dos Festivais. A curadoria, composta por Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario, selecionou os seguintes títulos: A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo (DF); Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini (MT); Nó, de Laís Melo (PR); Papagaios, de Douglas Soares (RJ); Querido Mundo, de Miguel Falabella (RJ); e Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco (SP).
A cerimônia de abertura, marcada para o dia 15 de agosto, terá exibição fora de competição do longa pernambucano O Último Azul , de Gabriel Mascaro. O filme, com lançamento comercial previsto para o fim do mês, foi premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano.

O último Azul, DE
Gabriel Mascaro, filme de abertura.
A Mostra Gaúcha de Curtas, realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, reunirá 18 filmes de diversas cidades do estado. As sessões ocorrerão nos dias 16 e 17 de agosto, seguidas de cerimônia de premiação com troféus e recompensas em dinheiro. O foco da mostra é reconhecer novos talentos e ampliar a visibilidade da produção local.
Profissionais do cinema gaúcho também serão homenageados. Araci Esteves receberá o Prêmio Leonardo Machado; Gloria Andrades será agraciada com o Troféu Sirmar Antunes; e Gustavo Spolidoro será reconhecido na categoria Legado dos Prêmios Iecine. Outras distinções incluem categorias de Inovação e Destaque, voltadas a projetos e trajetórias de relevância no audiovisual regional.
O Conexões Gramado Film Market, em sua nona edição, ocorrerá entre 16 e 22 de agosto. A programação inclui rodadas de negócios, workshops, mentorias e encontros institucionais. Este ano, o evento amplia o foco sobre internacionalização de produções e debate o uso de inteligência artificial no setor, com uma mostra específica dedicada a filmes criados com essa tecnologia. Também retorna a Mostra de Realidade Virtual, com experiências imersivas e narrativas interativas.
Antes da abertura oficial do festival, acontece a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavídeo, projeto de formação audiovisual voltado a estudantes da rede pública de Gramado. A mostra reunirá produções de diversas regiões do país, reforçando o papel do programa como espaço de fomento à criação jovem. Desde 2011, o Educavídeo formou mais de mil alunos e gerou mais de cem obras audiovisuais, com presença em festivais estudantis e diversas premiações.
Outros anúncios relacionados à programação completa do festival estão previstos para ocorrer nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em apresentações voltadas à imprensa e ao público do setor.
Filmes indicados à Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros no Festival de Gramado 2025
-
A Natureza das Coisas Invisíveis (DF), de Rafaela Camelo
-
Cinco Tipos de Medo (MT), de Bruno Bini
-
Nó (PR), de Laís Melo
-
Papagaios (RJ), de Douglas Soares
-
Querido Mundo (RJ), de Miguel Falabella
-
Sonhar com Leões (SP), de Paolo Marinou-Blanco
Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas
-
Bom Dia, Maika! (Santa Cruz do Sul), de Eddy Ramos
-
O Correspondente (Santo Antônio da Patrulha), de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos
-
E Depois de Fevereiro (São Leopoldo), de Crystom Afronário
-
Enfim S.O.S. (Porto Alegre), de Zaracla
-
Estudos Sobre a Vida em Rede (Lajeado), de Tuane Eggers
-
Fuá – O Sonho (Canela), de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff
-
Gambá (Teutônia), de Maciel Fischer
-
Imigrante/Habitante (Porto Alegre), de Cassio Tolpolar
-
O Jogo (Pelotas), de Alexandre Mattos Meireles e Chico Maximila
-
Mãe da Manhã (Porto Alegre), de Clara Trevisan
-
Nhemongarai (Porto Alegre), de Jorge Morinico e Hopi Chapman
-
Perro! (São Leopoldo), de Aleksia Dias e João Pedro Fiuza
-
O Pintor (Santa Cruz do Sul), de Victor Castilhos
-
Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte (Porto Alegre), de Mirian Fichtner
-
Roxo Lilás Violeta (Porto Alegre), de Theo Tajes
-
Safira, o Mar e a Vida (Porto Alegre), de Luiz Fonseca
-
A Sinaleira Amarela (Porto Alegre), de Guilherme Carravetta De Carli
-
Trapo (Uruguaiana), de João Chimendes
0 Comentários