X

0 Comentários

Festivais

1a Mostra de Imagens Livres (2014)

Filmes para educar o olhar

Por Luiz Joaquim | 17.09.0201 (quinta-feira)

“Já somam mais de 30 anos desde que operou o último cinema em Camaragibe. No mesmo local desta última sala funciona hoje um banco”. A constatação melancólica é de Marcone da Laia, um dos responsáveis ao lado da produtora executiva Patrícia Araujo do Laboratório de Intervenções Artísticas (Laia). A organização, nascida há dez anos no município – situado a apenas 14 quilômetros do Recife –, desenvolve projetos de preservação, manutenção e difusão da cultura popular.

É pelo Laia que começa hoje, e segue até sexta-feira, a 1ª Mostra de Imagens Livres, que irá espalhar-se por Camaragibe em diferentes regiões da cidade: em Tabatinga (Escola Nelson Chaves, hoje, 9h e 14h); Aldeia (Escola Major Lélio, amanhã, 9h e 14h); no Centro (na Escola Jarbas Passarinho, sexta-feira, 9h e 14h); e na Praça de Eventos da Vila da Fábrica (amanha e sexta-feira, às 19h);

“Percebemos que nas regiões mais periféricas da cidade, as pessoas mal se deslocam para o centro de Camaragibe, e muito menos para o centro do Recife. Ir a uma sala de cinema na capital então não é uma prática comum para eles”, explica Patrícia.

Mesmo realizando há quatro anos a programação semanal de um cineclube para suprir essa carência, o Laia percebeu uma necessidade de descentralização ainda maior. “Apesar da Lei de Diretrizes e Bases [da Educação Nacional] determinar que as escolas devem exibir filmes aos seus alunos, muitas delas não conseguem cumpri-la. E sabemos o quanto o cinema é importante como mais uma ferramenta de libertação”, contextualiza a produtora.

Com a curadoria do cineasta Felipe Peres Calheiros, a mostra exibirá nas escolas seis curtas-metragens que baseiam-se em dois temas, “Meio ambiente e direitos humanos” e “Identidade e direitos humanos”. Um terceiro tema – “Uso de ferramentas livre no audiovisual” – será ilustrada por três curtas.

Um deles “Floresta Vermelha” (SP), contará com a presença do diretor Flávio Soares para falar da experiência de realizar este que é o primeiro produto audiovisual nacional feito totalmente em hardware abertos e software livres.

A Mostra de Imagens Livres também presta uma homenagem ao nosso “camelô do cinema”, Simião Martiniano. Será exibido seu filme “Show Variado” às 19h de hoje na Escola Nelson Chaves (Tabatinga). “A sessão é uma forma de reconhecimento pelo seu trabalho e para mostrar aos jovens o seu cinema, muitas vezes feito sem recursos”, pontua Patrícia.

Na noite de encerramento, a Mostra projeta às 19h – com entrada franca para todos – o belo documentário “Doméstica”, de Gabriel Mascaro. Na Praça de Eventos de Camaragibe estará armada uma lona de circo com 20 metros de diâmetro. “Temos lá cerca de 130 cadeiras, mas quem quiser pode levar a sua própria cadeira, pois o espaço comporta muitas outras”, convida Marcone.

Serviço
Mostra de Imagens Livres
Escola Nelson Chaves, quarta, 17/set, às 9h e 14h e 19h
Escola Major Lélio, quinta, 18/set, às 9h e14h
Escola Jarbas Passarinho, sexta, 19/set, às 9h e14h
Praça de Eventos de Camaragibe, quinta, 18/set e sexta, 19/set, às 19h
Informações: 81 9682-5051

Mais Recentes

Publicidade