X

0 Comentários

Críticas

Guia dos Festivais

Câmera clara 8

Por Luiz Joaquim | 13.02.2006 (segunda-feira)

Quinta-feira foi lançada, no Rio de Janeiro, a edição 2006 do “Guia Brasileiro dos Festivais de Cinema e Vídeo”. Organizado há anos pela Associação Cultural Kinoforum (responsável entre outras coisa pelo Festival Internacionald e Curtas de São Paulo), o catalogo é uma excelente publicação, eu diria, vital, para o realizador ou pretenso realizador audiovisual fazer circular seu fruto. O livrinho aponta que, no país, acontecem mais de 95 festivais voltados para o audiovisual acontecem por ano. Curioso é que não são lançados 95 longas-metragens por ano no país, o que suscita uma lógica aparente: fazer festival de cinema no Brasil é mais lucrativo que fazer cinema brasileiro.

—————-
“REMEIQUE”
Um processo impetrado pelos filhos de Nelson Rodrigues está complicando a refilmagem de “A Dama do Lotação” – foto – (1978), pelo mesmo diretor do original, Neville D’Almeida. Moacy r Góes também sofre tentando refazer “Bonitinha, mas Ordinária” (1981), com Mel Lisboa no papel imortalizado por Lucélia Santos.

—————
CRÍTICOS
A Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro divulgou uma carta solicitando às editorias de cultura dos jornais e revistas para não manipular qualquer texto crítico, para não por em risco a clareza, a lisura e a qualificação de opiniões assinadas. A carta nasceu em defesa do jornalista Cléber Eduardo, indignação por seu texto “Hollywood é Aqui”, na edição 402 da revista “Época”, ter sido detupardo.

————–
PEDRAS ROLANTES
Sábado, Copacabana viu os Rolling Stones ao vivo. Na sexta-feira está programado para chegar aos cinemas do Brasil “Stoned: A História Secreta dos Rolling Stones”. Trata-se de uma crônica sobre a vida sórdida e a morte suspeita do co-fundador da banda, Brian Jones, encontrado morto na piscina semanas após ter saído da banda.

Mais Recentes

Publicidade