X

0 Comentários

Reportagens

Cine Apolo, Recife, abre portas para a videodança

Mostra é apresentada em DVDs raros no Brasil

Por Luiz Joaquim | 24.05.2007 (quinta-feira)

O Cinema Apolo, em parceria com o Instituto Goethe de Porto Alegre e a Embaixada da França no Brasil, apresenta 12 produções sobre a história, personagens e coreografias da dança contemporânea européia. Com entrada franca, a “Mostra Audiovisual de Dança Contemporânea” acontece de hoje a quarta-feira, exibindo em DVD três sessões por dia: 16h30, 18h30, 19h45. Na ocasião, poderão ser vistos trabalhos inéditos dos franceses Phillippe Decouflé e Mathilde Monnier e da escola alemã com Mary Wigman e Pina Bausch, inclusive os conceituados “Café Muller”, “Cravos” e “O Lamento da Imperatriz” (Ale., 1989)..

Este último é único longa-metragem dirigido pela famosa coreógrafa alemã, mostrando cenas inéditas dos ensaios de sua companhia, bem como sua particular visão de mundo. Também merece destaque (às 19h45 de amanhã) o francês “Do Lado de Mathilde” (Vers Mathilde, 2004), da conceituada cineasta francesa Claire Denis, retratando as idéias e os peculiares exercícios laboratoriais de dança contemporânea da coreógrafa Mathilde Monnier.

O evento faz parte da “Mostra de Dança Contemporânea”, realizada pelo Centro Apolo Hermilo durante todo o mês de maio. Antes da sessão de quarta-feira, às 16h30, também serão exibidos vídeos-dança no programa, seguidos de debate com o pesquisador e professor Arnaldo Siqueira.
——————————————————-

Programação

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE MAIO 2007

16h30 – A BUSCA PELA DANÇA (Auf der Suche Nach Tanz ? Das Andere Theater der Pina Bausch, ALE, 1991, 28 minutos), de Patrícia Corboud. Documentário sobre a companhia de dança de Pina Bausch, sediada em Wuppertal, na Alemanha. Com legendas em espanhol. MARY WIGMAN ? MINHA VIDA É DANÇA (Mary Wigman ? Mein Leben Ist Tanz, ALE, 1986, 29 minutos), de Ulrich Tegeder. Perfil de uma das pioneiras da dança moderna, destacando as influências que sofreu de Kurt Joos e as que exerceu sobre Reinhild Hoffman e Susanne Link.

18h30 – CAFÉ MÜLLER (ALE, 1985, 49 minutos), de Pina Bausch e Peter Schäeffer. Coreografia dançada num ambiente onde os bailarinos dividem o espaço entre mesas e cadeiras de um bar. Destaque para a participação da própria Pina Bausch e a música de Henry Purcell, Dido e Enéas.

19h45 – 2 ÍRIS (FRA, 2005, 52 minutos), de Philippe Decouflé. Doze bailarinos apresentam uma seqüência de duas coreografias com trilha sonora de PJ Harvey. Nascido em Paris em 1961, Decouflé coreografou a abertura das Olimpíadas de Inverno de 1992. Inédito no Brasil.

TERÇA-FEIRA, 22 DE MAIO de 2007

16h30 O QUE FAZEM PINA BAUSCH E SEUS DANÇARINOS EM WUPPERTAL? (Was Tun Pina Bausch und Ihre Tänzer in Wuppertal?, ALE, 1982/3, 114 minutos), de Klaus Wildenhahn. Longo relato acerca do processo de ensaios do Wuppertal Tanztheater feito para a televisão.

18h30 – CRAVOS NA ÍNDIA (Nelken in Indien, ALE/IND, 1994, 64 minutos), de Anne Linsel. A convite do Instituto Goethe a companhia de Pina Bausch visitou quatro cidades na Índia, onde apresentou a peça Cravos. No vídeo, o registro do encontro com os mestres da tradição hindu.

19h45 – DO LADO DE MATHILDE (Vers Mathilde, FRA, 2004, 83 minutos), de Claire Denis. Conceituada cineasta francesa retrata as idéias e os peculiares exercícios laboratoriais de dança contemporânea da coreógrafa Mathilde Monnier. Lançamento no Recife.

QUARTA-FEIRA, 23 DE MAIO DE 2007

16h30 – O PLANETA DECOUFLÉ (La Planète Decouflé, FRA, 1998, 70 minutos), de François Roussillon. A obra de um artista influenciado pelo circo, ex-aluno de Alwin Nikolais, de onde retira a extensão da composição visual, seus protótipos poéticos e sua força coreográfica.

18h30 – A DANÇA-TEATRO DE PINA BAUSCH (Das Tanztheater der Pina Bausch, ALE, 1998, 43 minutos), de Christiane Gibiec. A trajetória de uma das mais conceituadas companhias de dança contemporâneas do mundo desde Ifigênia em Tauris (1974) até Palermo, Palermo (1989). CAFÉ COM PINA (Coffee With Pina, ISR, 2003, 17 minutos), de Lee Yanor. Ensaio poético e experimental feito por diretor de documentários israelense. Falado em inglês e alemão o vídeo será exibido com legendas em espanhol.

19h45 – O LAMENTO DA IMPERATRIZ (Die Klage der Kaiserin, ALE, 1989, 99 minutos), de Pina Bausch. Único longa-metragem dirigido pela famosa coreógrafa alemã mostra cenas inéditas dos ensaios de sua companhia, bem como sua particular visão de mundo. Lançamento no Recife.

Mais Recentes

Publicidade