X

0 Comentários

Festivais

18º Fest. Inter. de Curtas de SP – versão Recife

O mundo em poucos minutos

Por Luiz Joaquim | 03.09.2007 (segunda-feira)

Com a abertura hoje, seguindo até quarta-feira, da versão itinerante do 18° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que encerrou sábado por lá e que aqui acontece no Cineteatro Apolo e Parque, serão três dias de puro mergulho no melhor, sem exagero, da produção cinematográfica mundial em filmes curtos. É o quinto ano que o Recife sedia o evento dentro de um leque pequeno de cidades do País que receberão a versão móvel da mostra. É uma versão reduzida, com bem menos dos 424 títulos de 48 países exibidos na capital paulista, mas continua uma seleção significante. Seleção feita pelo curador das salas da Prefeitura do Recife, Marcos Enrique Lopes.

Das preciosidade disponíveis, com entrada franca nas sessões que iniciam a partir das 15h (hoje só no Parque, e amanhã a partir das 18h nos dois cinemas), temos o sueco “Situation Frank” (foto), que esteve na Semana da Crítica em Cannes; a animação “Film Noir”, melhor animação inglesa do ano e da mostra oficial de Cannes, além da animação polonesa “Arca”; há o dinamarquês “O Homem de Lycran” que levou Palma de Ouro em 2006; e “Mei”, vindo de Taiwan com o Urso de Prata de Berlim e o Bafta inglês na bagagem.

Imperdível também é o norte-americano “I Met the Walrus” que mostra uma entrevista inédita, recentemente encontrada, de John Lennon concedida para estudantes de Toronto. Outro bom curta yankee é “Curta de Um Rato Só”, que levou prêmios em festivais de Boston, Seul, Dallas e Sundance. E mais um americano interessante é o documentário “Temo que Sim”. De volta a Europa, foi selecionado o espanhol “Lá Máquina”, vencedor do prêmio especial do júri de Clermont-Ferrand (maior e mais prestigioso festival de curtas do mundo). Também vale ver “Amor à Primeira Vista”, eleito o melhor curta europeu do ano.

Entre os brasileiros, imperdível é “Um Ramo”, dos paulistas Juliana Rojas e Marcos Dutra, premiado na Semana da Crítica em Cannes. Também instiga curiosidade “Tarantino’s Mind”, com Selton Melo e Seu Jorge no elenco, tendo recebido prêmio do público em Brasília ano passado. Outros destaques são “Satori Uso”, do paranaense-londrinense Rodrigo Grotta, vencedor do recente Festival de Gramado; “Cine Zé Sozinho”, do cearense Adriano Lima; “Paralelos”, de Alexandre Basso; e “A Maldita”, de Tetê Moraes, sobre a Rádio Fluminense.

Serviço:
18º Festival Internacional de Curtas de São Paulo / Itinerância Recife
Hoje: Cineteatro do Parque, às 15h, 16h30, 18h30, 20h.
Amanhã e quarta-feira: Cineteatro do Parque e Apolo, às 18h, 19h30 e 20h45
Entrada franca

Mais Recentes

Publicidade