X

0 Comentários

Reportagens

DVD para ver no Natal

Quatro títulos interligados com o tal espírito natalino

Por Luiz Joaquim | 25.12.2008 (quinta-feira)

O dia de hoje sugere entre outras coisas, celebração, descanso e reflexão. Alguns filmes costumam ser boas ferramentas para apurar o espírito natalino. O CinemaEscrito selecionou alguns títulos fáceis de encontrar em DVD na locadora perto de casa para fazer seu natal mais divertido, romântico ou mesmo existencial. Confira.

Papai Noel às Avessas
(Bad Santa, EUA, 2003)
De Terry Zwigoff. Com Billy Bob Thorton, Tony Cox.
Aqui uma opção bem politicamente incorreta para sorrir no natal. Co-produzido pelos irmãos Coen, esta comédia maluca quase deu um Globo de Ouro a Billy Bob Thorton, que admitiu ter passado boa parte das filmagens bêbado. Ele faz um Papai Noel decadente que junto ao seu ajudante duende (o anão Tony Cox) planejam roubar a loja onde trabalham. São ditos 243 palavrões, e as risadas são muitas.

A Felicidade não se compra
(It’s a Wonderful Life,EUA,1946).
De Frank Capra. Com James Stewart.
Este é obrigatório quando o assunto é natal. Frank Capra criou aqui um anjo que observa George Bailey (Stewart), um sujeito cuja vida foi, voluntariamente, levada a ajudar o próximo. Só no ápice do aperto,quando George resolve dar cabo da própria vida, é que o anjo intervém e lhe revela como o mundo seria mais triste se ele não existisse. Lindo, o filme faz o mesmo efeito que 12 meses de terapia para quem anda com a auto-estima baixa. A foto acima ilustra o filme.

A Última Tentação de Cristo
(The Last Temptation, EUA, 1988).
De Martin Scorsese. Com William Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey, Harry Dean Stanton, David Bowie. Em meio à troca de presentes, há quem esqueça que a essência do natal é a celebração do nascimento de Cristo. Vale rever esta obra-prima de Scorsese que gerou protestos e controvérsia há 20 anos. Aqui, Cristo (Dafoe) se irrita e age como qualquer humano agiria com conflitos e dúvidas. O filme é baseado no livro de Nikos Kazantzakis.

O Amor não Tira Férias
(The Holiday, EUA, 2006)
De Nancy Meyers. Com Cameron Diaz, Katie Winslet, Jude Law, Jack Black.
Para os casais (ou solitários), Nancy Meyer fez esse romance com um enredo bem desenvolvido, personagens consistentes, bons e charmosos atores em locações românticas, e uma direção segura. Além desses ingredientes, também agrega valor ao trabalho seu interesse em expor honestidade na trama vivida pelos dois casais protagonistas. Diaz é uma disputada e rica montadora de trailers na concorrida Hollywood. Enquanto realiza suas medíocres vinhetas, descobre que o namorado a trai. Decidida a passar o natal num lugar distante – onde o índice de homens seja zero -, troca, por três semanas, não só de endereço mas também de estilo de vida com Iris (Kate Winslet): uma jornalista inglesa que vive solitária numa casinha pequena e aconchegante a 40 km de Londres. É melhor ver a dois.

Mais Recentes

Publicidade