X

0 Comentários

Digital

Programa Os Trapalhões chega em DVD

Clássico do humor da TV brasileira agora em home-video

Por Luiz Joaquim | 27.12.2008 (sábado)

A garotada que assiste às 11h30 da manhã dos domingos àquele senhor meio careca com parcos cabelos na cor “cajú”, fazendo trela no programa “A Turma do Didi”, da Rede Globo, não imagina a força que suas trelas vêm representando para a emissora há mais de 30 anos. Um pouco desse força pode ser revista agora que a Som Livre/Globo Marcas coloca no mercado o DVD triplo “Os Trapalhões – Momentos Inesquecíveis do Quarteto” (Europa Filmes, R$ 44,90).

Na verdade, quem deve tirar maior proveito do DVD são os pais dessa garotada, fãs de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, que poderam rever as presepadas do grupo que iam ao ar todo domindo antes do programa “Fantástico”. No DVD, estão várias esquetes realizadas entre 1977 e 1992, somando 11 horas e 18 minutos nos três discos.

O clima de nostalgia já está na abertura do DVD que inicia com a mesma animação original que marcou gerações. Aquela mostrando Didi atraído pela forma de uma mulher através da porta de uma casinha, e que se revela na verdade um jumento. Também com ele surfando com um tubarão, ou ainda fantasiado de pirata atirando num canhão contra os três colegas em outra caravela, mas afundando o próprio navio.

Mas o melhor mesmo é ver os momentos mais inspirados do grupo, com a “Suáti”, inspirado na série dos EUA, onde o grupo saía em missões perigosas como a de tirar um gato da árvore, indo no tricíclo que só causava acidente. Falando em acidentes, numa esquete, Didi coloca a mão na caixa de um correio e fica preso ali. Tendo de abortar a missão, os amigos o levam ao médico com a caixa e tudo.

Muito da graça que se vê nos antigos episódios, e está ausente nos mais recentes, reside em dois aspéctos. A naturalidade de Renato Aragão e sua turma em cenários que nem sempre eram de estúdio, mas naturias, dando um ar mais realista às brincadeiras. E, segundo, a despreocupação com alguns valores que se tornaram hoje ‘politicamente corretos’, e são impossíveis de implantar nas piadas atuais. Uma dose de malícia sexual também existia naquela época inicial, o que tornava o programa divertido não só para a molecada.

Além de resgatar piadas clássicas dos Trapa, como a que Didi vende ovos do primeiro andar de uma casa e, depois de discutir com Dedé no térreo, começa uma guerra de ovos com ele, os discos também formam ótimo registro histórico da TV brasileira, com a participação no programa de vários artístas que passaram por lá dentro daquele período. Entre outros estão Átila Iorio, Ivan Setta, Conrado, Lady Francisco, Marina Miranda, Maurício do Valle, Monique Lafond, Ted Boy Marino, Tião Macalé, Toni Tornado e Walter Stuart.

Apesar de divertido, o box com os DVDs tem seu problemas. A edição é complicada. Não segue uma cronologia, sequenciando as esquetes dos anos 1970 com dos anos 1990. Não existem capítulos temáticos, ou de qualquer outra espécie, fazendo com que você tenha de correr o disco para ver alguma piada específico. O material gráfico dos discos também é confuso visualmente, não aproveita a identidade do grupo do passado, resultando num produto que pode passar sem destaque na prateleira das lojas.

Serviço:
DVD Os Trapalhões – Momentos Inesquecíveis do Quarteto!
3 discos / Europa Filmes
R$ 44,90

Mais Recentes

Publicidade