X

0 Comentários

Críticas

8º Fici (Recife)

Brincando de cinema

Por Luiz Joaquim | 08.10.2010 (sexta-feira)

É um esforço hercúleo o que faz a produção do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) em sua oitava edição nacional e quarta no Recife que, até o ano passado, era restrita ao Cine Rosa e Silva mas, a partir de hoje (até o próximo dia 17) acontece também no Cine São Luiz e Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Hercúleo porque a produção reúne em dez dias 90 filmes (entre curtas e longas-metragens) numa grade de programação que administra bons filmes não só pare entreter as crianças e pré-adolescentes, mas também para fazê-los refletir sobre si mesmos, tornando-os íntimos da expressão audiovisual.

Dessa forma, o Festival agrega, a algumas sessões, atividades como a que eles batizaram de “Pequeno Jornalista” – na qual a pequenina platéia, após assistir ao filme holandês “IEP!”, hoje às 14h no Cinema da Fundação, vai ouvir a crítica de cinema Silvana Marpoara desdobrando os simbolismos na história da menina Dôrinha, que tem asas no lugar de braços.

Há também a ação americana “Pequeno Cientistas” (hoje às 16h, também na Fundaj, onde a molecada, após a sessão de “Perdidos na Galáxias”, irão participar de uma conversa sobre astronomia; e haverá ainda a sessão dublada ao vivo (recomendada para crianças a partir de 6 anos), com o filme argentino “Plumíferos: Aventuras Voadoras”. Na ocasião, os pequenos saberão como é o processo de dublagem, podendo perceber uma atividade fundamental no cinema infantil.

O Festival também joga foco em curtas-metragens realizados em Portugual, no módulo “Viva a Língua Portuguesa!”, e ainda realiza o projeto “Tela na Sala de Aula” (pela manhã no Cinema da Fundação), pelo qual as escolas agendam participação pelo telefone (81) 3463.6662.

Pelos filmes mencionados, já dá para perceber o rigor da curadoria, com equipe coordenada pela cineasta Carla Camurati e Carla Esmeralda, que preza pelo poder transformador do cinema, acima de seu apelo de entretenimento. Participar do FICI significa entrar em contato com um raro cinema para crianças distante dos tradicionais hollywoodianos que vemos nos multiplex. Assim sendo, os filmes do FICI atingem com mais eficácia as crianças. Para ter acesso às sessões, os ingressos custam R$ 4 e R$ 2. Outras informações pelo site (www.fici.com.br).

Mais Recentes

Publicidade