X

0 Comentários

Digital

Hermilo no Grande Teatro do Mundo

Aula sobre teatro a partir de Hermilo Borba Filho

Por Luiz Joaquim | 05.12.2011 (segunda-feira)

A Massangana Multimídia Produções, da Fundação Joaquim Nabuco, lança hoje, às 19h com entrada franca no Cinema da Fundação (Derby), o DVD “Hermilo no Grande Teatro do Mundo” (52 min., 2010). Pesquisado e dirigido por Carla Denise, o documentário reúne rico material de arquivo (com fotos e filmes), e os apresenta entremeado pelo depoimento dos mais variados encenadores, atores e pesquisadores cujo trabalho, em algum momento, esteve envolvido como a obra do multiartista Hermilo Borba Filho (1917-1976). O DVD é o volume três da coleção “Teatro”, confeccionado pela Massangana.

Um dos benefícios do doc. é confirmar (ou apresentar aos desinformados) a dimensão do talento criativo e audacioso do Hermilo, com mais ênfase no campo do teatro. Apesar de registrar o trânsito do autor pela literatura, seja pela prosa ou poesia, o filme vai fundo em como Hermilo tornou-se um referência nacional para o teatro brasileiro quando, pela primeira vez no País, montou peças de autores estrangeiros, mas sempre com um olho na cultura popular.

Um dos entrevistados, Ariano Suassuna destaca da influência de Hermilo sobre seu trabalho quando, ainda estudantes, improvisaram uma peça em cima de uma mesa na Faculdade de Direito do Recife, nos anos 1940, em pleno nascimento do Teatro de Estudantes de Pernambuco (TEP). Outros dramaturgos e encenadores também lembram do espírito empreendedor, de liderança e de perfeição que Hermilo impunha quando o assunto era a dramaturgia e a técnica nas artes cênicas.

Desse espírito, saiu o Teatro Popular do Nordeste e a essencial do Teatro Moderno do Nordeste, pensado por Hermilo com uma sofisticação que envolveria a cultura popular e questões políticas, sempre tãos fortes nos anos 1960. É o pesquisador Luís Augusto Reis que destaca o período que Hermilo morou no Sudeste para explicar como sua visão se transformou ali para que ele definisse o Teatro Moderno do Nordeste.

Entre os mais de vinte depoentes, estão Germano Haiut (ator), Abelardo da Hora (escultor), José Pimentel (ator e diretor), Leda Alves (viúva do artista), Carlos Reis (ator e diretor), José Cláudio (pintor), João Denys Araújo Leite (escritor, dramaturgo e encenador), Anco Márcio Tenório Vieira (Pesquisador/Doutor em Literatura) e Fernando Monteiro (escritor e prefaciador da reedição da “Tetralogia”).

No DVD ainda é possível encontrar um ótimo bônus. Trata-se de um trecho, com 43 minutos, de uma entrevista realizada com Hermilo, em 1973, no Recife, a pedido do antigo Serviço Nacional de Teatro (SNT/MEC). Foi transcrita e publicada na íntegra no Volume V da Coleção “Depoimentos” (1981) ao lado de nomes como o dos dramaturgos Dias Gomes, Nelson Rodrigues e do ator, diretor e autor Gianfrancesco Guarnieri. Entrevistam Hermilo Carlos Reis, ator e diretor teatral, Celso Marconi – jornalista e Marcus Siqueira – ator e diretor.

Mais Recentes

Publicidade