X

0 Comentários

Artigos

Limite é 35%

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 22.12.2014 (segunda-feira)

Um passo, pequeno é verdade, foi dado em direção a uma maior democratização pelas exibições de filmes no Brasil quando, quarta-feira (17), a Agência Nacional de Cinema (Ancine) articulou com redes exibidoras e distribuidores de filmes no País um limite para a ocupação das salas por um mesmo filme. A partir de 2015, um mesmo filme só poderá exibir simultaneamente o máximo de 35% do total de salas de um multiplex. Por exemplo. complexos com 12 salas só podem exibir um “Uma Noite no Museu 3”, por exemplo, em 4 salas ao mesmo tempo. Um complexo com cinco salas, em duas. Notícias como a que circularam semanas atrás, sobre “Jogo Vorazes: A Esperança – Parte 1” ter ocupado 1.300 das 2.800 salas de todo o País (o equivalente a 46%), por exemplo, deverão deixar de existir.

Distribuição
O cinema nacional ampliará seu alcance no exterior com o 6º Prêmio de Apoio à Distribuição, do Programa Cinema do Brasil. Neste ano, 27 lançamentos, de 22 distribuidoras diferentes, foram selecionados e receberão prêmios de até US$ 25 mil, em um total de US$ 280 mil. Entre os filmes, “Era uma vez eu, Verônica”.

Proibidão
Quinta-feira (18), a Sony Pictures informou que a estreia da comédia “A Entrevista” (The Interview – foto acima), de Evan Goldberg e Seth Rogen (também estrelado por Rogen), não estreará no Brasil “até segunda ordem”. A decisão veio a partir do receio de que as ameaças feitas por hackers se tornassem realidade. Segundo os harckers, se o filme que propõe um plano fictício para matar o lider da Coreia do Norte – Kim Jong-Un – estreasse “o mundo seria tomado pelo medo”.

Coragem
Nos EUA, os cinemas da Alamo Drafthouse iam, com ou sem ameaça, exibir “A Entrevista”.Mas com a decisão da Sony em proibir o lançamento do filme, a rede americana resolveu por em prática seu plano B: sessões gratuitas do filme “Team America – Detonando o Mundo” (2004). Atitude bacana de um circuito exibidor bacana.

Tiradentes
A 18º Mostra de Cinema de Tiradentes abre a temporada de festivais no Brasil acontecendo entre 23 e 31 de janeiro de 2015. Lá estarão seis curtas-metragens pernambucanos. No programa Aurora, que revela novos talentos e tendências do cinema nacional, serão apresentando sete novos longas. Entre eles “Medo de Escuro”, de Ivo Lopes.

Mais Recentes

Publicidade