X

0 Comentários

Festivais

Animage (2015) – edição especial #7

Tela animada

Por Luiz Joaquim | 19.11.2015 (quinta-feira)

A Rec Beat Produções Artísticas, responsável pelo Animage: Festival Internacional de Animação de Pernambuco, está anunciando a edição de 2015 – que inicia nessa sexta-feira (20) e segue até domingo nos Cinemas da Fundação (Derby) e do Museu (Casa Forte) – como uma “edição especial”. Menor, e sem mostra competitiva (que deve voltar em 2016), esta versão é marcada pela revisão do próprio histórico do festival com três programas retrospectivos de curtas internacionais, dois infantis, uma retrospectiva nacional, e uma francesa.

Como novidade, o atual Animage agrega à sua grade uma mostra pernambucana de curtas (exibindo sete reprises), e oferece alguns títulos inéditos na tradicional mostra erótica (com dois curtas inéditos – o dinamarquês “Ea s Garden”, de Sara Kolpel, e o suéco “Hetero”, de Lasse Persson).

A sessão de longas-metragens é o programa com o maior atrativo de inéditos no Recife. São eles a coprodução entre a França e a Checoslováquia, “Planeta Fantástico” (sexta-feira, 19h, Derby), de René Laloux; o frânces “Kiriku: Os Homens e As Mulheres” (sábado, 18h30, Casa Forte), de Michel Ocelot; e o israelense “Congresso Futurista” (sábado, 20h30, Derby), de Ari Folman (o mesmo de “Valsa com Bashir”, 2008), trazendo Robin Wright e Harvey Keitel na dublagem de uma história intrigante sobre uma atriz que vende sua imagem a uma empresa que a proíbe de atuar dali por diante.

Outro dois bons títulos completam a mostra de longas. “O Conto da Princesa Kaguya” (sexta-feira, 19h, Museu), de Isao Takahata, é o último filme feito pelo estúdio Ghlibi, do Japão, que já deu ao mundo obras como “A Viagem de Chihiro”, (2001), e “Castelo Animado” (2004). “O Conto da Princesa Kaguia” concorreu ao Oscar de animação neste 2015 e teve uma rápida passagem em agosto no Grande Recife, no cinemas da rede Cinépolis, no Shopping Guararapes.

O quinto longa é o brasileiro “O Menino e O Mundo” (domingo, 18h30, Museu), sucesso de Alê Abreu no mundo inteiro mas que foi visto por apenas 30 mil espectadores no Brasil. O filme está entre os 16 que irão disputar espaço por uma indicação ao Oscar de melhor animação em 2016 (os selecionados definitivos serão divulgados 14 de janeiro de 2016). Para quem ainda não o viu, o Animage dá uma forcinha para conhecê-lo numa sala de cinema.

ERÓTICOS – Habitual sucesso do Animage, a mostra erótica deste ano (sexta-feira, 20h30, Derby) traz alguns títulos que já são clássicos como “Amassa que Elas Gostam” (1998), de Fernando Coster; “Deu no Jornal” (2005), de Yanko del Pino; e o pernambucano “A Vida Plural de Layka” (2012), de Neco Tabosa. A curadoria do Animage é do jornalista Júlio Cavani.

Mais Recentes

Publicidade