X

0 Comentários

Artigos

E agora, Brasil?

Câmera clara 503

Por Luiz Joaquim | 18.01.2016 (segunda-feira)

E agora, mercado do cinema brasileiro? Será que você acorda? Quanto de sacolejo será preciso você levar para entender que seus filhos são talentosos. Que você tem Alê Abreu, diretor da animação oscarizável “O Menino e O Mundo”, e tantos outros, que são reconhecidos em todo o mundo, mas desprezado por você, que não o disponibiliza para seu próprio público vê-lo nos cinemas. Quando lançado em 2014 em seu próprio País (de 200 milhões de habitantes), “O Menino e O Mundo” foi visto por 35 mil pessoas. Na França (66 milhões), foi visto por 100 mil espectadores. Como lembrou um colega da imprensa, foi bonita a campanha silenciosa de “O Menino e O Mundo” ao Oscar, sem ser inflada pela grande mídia nacional, até porque ela própria, em sua maioria, nem viu o filme.

Esnobados
Sem indicação ao Oscar de direção para Ridley Scott (“Perdido em Marte”), nem melhor roteiro adaptado para Aaron Sorkin (“Steve Jobs”). Ambos eram cartadas certas nas indicações, além de alguns outros candidatos prováveis que também foram esnobados: Steven Spielberg (“Ponde de Espiões”), Jane Fonda (“Youth”), e Quentin Tarantino (“Oito Odiados”).

Roteiro
O 3emeio Cultura, para acompanhar o boom do cinema Pernambucano, está investindo na analise e pesquisa de roteiros, para contribuir qualitativamente com os projetos cinematográficos do Estado. Deverá trazer em março, ao Recife, Miguel Machalski (foto), renomado profissional de Paris, para ministrar um laboratório de roteiro para longa-metragem. Os encontros acontecerão em seis dias com intenção de conduzir oito projetos em fase avançada de desenvolvimento. Mais informações em ( www.3emeio.com.br/?cursos&cid=2392#.VpT6MJMrLq0 ).

Coimbra
Terça-feira (12) um outro brasileiro foi lembrado nos EUA. Foi Fernando Coimbra, que concorre por “Lobo Atrás da Porta” na recém-criada categoria dedicada a diretores estreantes pelo concurso do Sindicato dos Diretores de Hollywood. Coimbra disputa com Joel Edgerton (“O Presente”), Alex Garland (“Ex-Machina: Instinto Artificial”), Marielle Heller (“Diário de uma Adolescente”) e Lászlo Nemes (“O Filho de Saul”). Premiação é dia 06/02.

Record
Semana que vem o Brasil inteiro vai falar, ou vai ouvir, sobre “Dez Mandamentos: O Filme”, telenovela da Record que chega dia 28/01, compilada, a 1.000 cinemas (1/3 de todas as salas do País). Antes, o campeão de ocupação era “Até que a Morte nos Separe 3” (863 salas). A produção bíblica vendeu, em 12 dias, 1,5 milhão de ingressos antecipados.

Mais Recentes

Publicidade