X

0 Comentários

Artigos

Inclusivo

Câmera clara 502

Por Luiz Joaquim | 11.01.2016 (segunda-feira)

Quando, no apagar das luzes de 2015, o Governo do Estado anunciou o 9º edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco trouxe novidades em seu edital. Entre elas uma se destaca pela definição socialmente inclusiva. A decisão veio após reflexões com o Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. A normativa agora dita que será “obrigatória a aprovação de pelo menos um projeto, em cada uma das categorias, para negros/as, indígenas e pessoas com deficiência que atuem nas funções de direção ou roteiro no caso de projetos de obras audiovisuais, e qualquer membro da equipe principal nas demais categorias deste edital”. Mulheres serão também contempladas com um projeto, pelo menos, estando elas na direção ou roteiro.

5º Canavial
Inicia amanhã a 5ª Mostra Canavial de Cinema, cuja tema em 2016 é “as três ecologias”, quando propõe que “mudança significativa na sociedade só será possível a partir de uma reordenação social, ambiental e subjetiva”. Sessões acontecem até 31 de janeiro, passando por oito municípios da Zona da Mata Norte com atividades de exibição, formação e reflexão.

Dez Mandamentos
Um fenômeno no cinema está prestes a nascer. Falamos de “Dez Mandamentos: O Filme”, produção que foi ao ar pela TV Record como telenovela e próximo dia 28 chega compilado aos cinemas. E já é um sucesso de bilheteria. Entre 1º e 6 de janeiro, 401 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Por enquanto, “Dez Mandamentos” só perde no Brasil nesse quesito (venda antecipada) para “Crepúsculo 2” – 645 mil ingressos antecipados durante quatro meses de pré-venda. Essa marca deverá ser batida pelo brasileiro.

Campeão
Com um apurado de bilheteria de US$ 764,4 milhões até quarta-feira (7), “Star Wars: O Despertar da Força” é oficialmente o maior sucesso de bilheteria em seu mercado doméstico (nos EUA) de todos os tempos. E levou apenas 20 dias para alcançar essa marca. O campeão anterior, “Avatar” levou 318 dias para alcançar US$ 760,5 milhões. O que mais virá da saga de George Lucas?

Serpente
Matheus Nachtergaele está no elenco do filme “A Serpente”, a partir da peça de Nelson Rodrigues, que Jura Capela começa a filmar em 22 de janeiro. Matheus contracenará com Lucélia Santos, a inesquecível “Bonitinha, Mas Ordinária” filmada em 1981 por Braz Chediak. Jura já tem imagens captadas em Mariana (MG), que deve incluir no filme.

Mais Recentes

Publicidade