X

2 Comentários

  • Melina

    Olá Luiz Joaquim, tudo bem? Gostaria de saber quando entra em cartaz e a censura. Você saberia ? Obrigada!

    • Luiz Joaquim

      Olá, o filme entrou em cartaz quinta-feira (21/07) nos multiplex. A classificação indicativa é 12 anos.

    Críticas

    A Lenda de Tarzan

    Modernizaram Tarzan e… ficou bom!

    Por Luiz Joaquim | 21.07.2016 (quinta-feira)

    “Você sabe que a ponta esquerda de seu bigode está mais alta que a da direita? Não sabe?”, diz Jane (Margot Robbie) – a companheira de Tarzan (Alexander Skarsgard) -, constrangendo seu algoz enquanto ela está presa sob sua custodia desse malvado, no caso o belga Leon Rom (Christoph Waltz).

    A situação está em A lenda de Tarzan (The Legend of Tarzen, EUA, 2016), e essa altivez com a qual a prisioneira Jane, com inteligência, encurrala psicologicamente o vilão – isso minutos depois dele dizer-lhe que a moça irá morrer -, soa mais forte e eficiente para ressaltar a valor e a fibra de um mulher do que todo um Caça-fantasmas trabalhado para provocar esse efeito.

    Esses dados da personalidade marcante daquela que era vista apenas como uma mocinha e aqui é elevada ao lugar de heroína são salpicados com galhardia ao longo da história. Está lá por exemplo quando, ao escutar um conselho irônico de Leon – “Você não deveria deixar seu marido trazê-la para este lugar” -, Jane replica: “Ele não me trouxe. Eu me trouxe”.

    Ou ainda quando, numa outra circunstância, o mesmo vilão se dá conta de que saiu perdedor, e a única coisa que consegue fazer é balbuciar um “Essa mulher…”; sussurrando admirado para si próprio enquanto observa a moça já longe fazendo algo impensável. Não há aqui como não embevecer-se, não apenas pela beleza da atriz, mas também pela sua coragem e determinação como mulher.

    025

    E não podia ser diferente num filme que se pretende antenado e justo com o seu tempo; em que o herói protagonista (mesmo um canônico, como Tarzan) deve, coerentemente, dividir o mesmo espaço do contexto com a sua esposa.

    A exótica fábula do menino que foi criado por macacos na África é contada aqui em flashbacks como memória do próprio herói enquanto ele é enviado no final do século 19 pelo Parlamento Britânico de volta ao Congo. Lá deverá ir para supostamente ajudar seu povo de um tirano ditador Belga, que escraviza aquela população.

    O que está por trás disso, entretanto, é uma articulação de Leon Rom – que é o representante da realeza tirana belga no Congo – para atrair Tarzan ao líder de um tribo que deseja vingar-se contra o Rei da Selva. O objetivo de Leon é receber em troca diamantes para pagar as dívidas de seu exército.

    O filme traz tudo isso de forma mais fluída e envolvente do que podemos sugerir aqui.

     

    No meio dessa trama política e de muita ação, o diretor David Yates (responsável pelos três últimos Harry Potters no cinema) abre espaço também para o trivial e para a contemplação da beleza.

    Algumas das cenas que constrói para Jane, por exemplo, parece acariciar a delicadeza do rosto de Robbie (atenção à cena do ‘acasalamento’ de Jane e Tarzan). Pelo outro lado, Yates também é generoso para aqueles com o gosto pelo masculino, ao mostrar, sem soar gratuito, o corpo quase matematicamente desenhando de Skarsgard.

    001

    Num elenco de poucas estrelas (mas ótimos atores) como acontece nessa produção milionária, não poderia deixar de existir ao menos um nome que atraísse o grande público. Esse papel coube a Samuel L. Jackson, aqui como George Washington Williams, uma espécie de ajudante de Tarzan e símbolo da liberdade yankee, mesmo tendo a então recente memória da Guerra Civil nos EUA (estamos no século 19) destacada como um massacre contra os índios.

    Um último ponto para os efeitos especiais, que cada vez tornam-se mais criveis. O ponto aqui está na interação entre humanos e seres digitais. No caso de Tarzan, com gorilas, elefantes, tigres, hipopótamos, crocodilos e toda uma fauna exótica. É bonito.

     

    Mais Recentes

    Publicidade