X

0 Comentários

Festivais

20ª Tiradentes (2017) – anuncia júri

Júri da mostra mostra “Aurora” e “Foco” será composto por críticos e pesquisadores de cinco estados.

Por Luiz Joaquim | 05.12.2016 (segunda-feira)

* texto divulgado pela assessoria da Mostra de Tiradentes

A 20a Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 20 a 28 de janeiro de 2017 anuncia a seleção dos integrantes do Júri Jovem que vão atuar na escolha do melhor longa da Mostra Olhos Livres e cinco profissionais do pensamento acadêmico e crítico cinematográfico escolhidos para compor o Júri da Crítica na escolha do melhor longa da Mostra Aurora e melhor curta da Mostra Foco durante a realização do evento.

Em 2017, a Mostra Aurora chega a sua 10a edição. Composta por até sete longas inéditos, de diretores em início de carreira (no máximo três longas no currículo) é o segmento da programação da Mostra Tiradentes que tem revelado novos talentos no cinema brasileiro, portanto, um dos mais guardados pela crítica especializada e profissionais do audiovisual. Tanto os longas da Mostra Aurora, quanto os curtas da Mostra Foco são avaliados pelo Júri da Crítica e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios ofertados pelos parceiros do evento.

Já o júri jovem será composto por cinco estudantes universitários que foram selecionados a partir da participação da oficina Análise de Estilos Cinematográficos, ministrada pelo curador Cleber Eduardo durante a 10ª Mostra CineBH, que aconteceu em outubro, na capital mineira. Os critérios utilizados foram clareza e articulação de fala e escrita, capacidade de análise e reflexão, olhar atento e coerência na expressão.

O júri jovem vai escolher e premiar um longa-metragem que integra a Mostra Olhos Livres – o novo segmento da programação destaca filmes que não tem pressupostos além da liberdade de criação. O vencedor eleito pelo júri jovem receberá o Prêmio Carlos Reichenbach, cuja Mostra recebeu o nome em homenagem ao cineasta.

Júri da crítica da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

  • Anita Leandro (RJ) – documentarista e professora de cinema na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seis anos, deu aulas na Université Bordeaux 3, onde coordenou o máster profissional “Realização de documentários e valorização dos arquivos”. Realizou diversos documentários e instalações audiovisuais. Sua pesquisa em torno dos acervos fotográficos das agências de repressão brasileiras deu origem ao filme Retratos de identificação e às instalações sonoras da exposição Arquivos da ditadura(Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, agosto-setembro de 2014).
  • Heitor Augusto (SP) – crítico de cinema, pesquisador, professor e jornalista. Um dos oito selecionados para o Berlinale Talent Press, programa do Festival de Berlim para jovens críticos. Escreveu para a Interlúdio entre 2011 e 2015. Tem textos publicados em revistas eletrônicas de crítica, veículos da mídia impressa, além de catálogos de mostras de cinema. É autor também do ensaio sobre Alma Corsária, publicado em 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016), livro organizado pela Abraccine.
  • Ivonete Pinto (RS) – jornalista, doutora em Cinema pela Universidade de São Paulo com tese sobre Abbas Kiarostami orientada por Jean-Claude Bernardet; professora no curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas (RS); pesquisadora do CNPq com projetos ligados às áreas de história do cinema brasileiro, crítica de cinema e cinematografias periféricas; editora das revistas Teorema e Orson; sócio-fundadora e ex-vice-presidente da Abraccine – Associação  Brasileira de Críticos de Cinema; sócio-fundadora e ex-presidente da ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do RS;
  • Luiz Joaquim (PE) – jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em comunicação pela UFPE. Atuou como repórter do caderno de cultura do Jornal do Commercio (Recife) entre 1999 e 2001, e na Folha de Pernambuco entre 2004 e 2016. Leciona na especialização Estudos cinematográficos, da Unicap. Ainda em 2001 passou a coordenar as salas de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, onde atua até hoje. Em 2007 criou o site CinemaEscrito.com. Publicou artigos nos livros 100 melhores filmes brasileiros (2016); O Cinema Brasileiro Hoje – Ensaios (2015); Cinema Sem Fronteiras:15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Reflexões sobre o Cinema Brasileiro 1998-2012 (2012); Os Filmes que Sonhamos Vol. 1 (2011).  
  • Vitor Guimarães (MG) – É doutorando em Comunicação Social pela UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência. Integrou o Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2009. Crítico de cinema na revista Cinética desde 2012. Foi professor do curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Integrou comissões de seleção e programação de festivais de cinema, mostra temáticas e cineclube.

Júri jovem da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

  • André Di Franco, 22 anos, graduando do 9º período de Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • João Campos, 23 anos, mestrando do 1º período em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP
  • Mariana Machado, 20 anos, graduanda do 7º período de Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Rodrigo Sá22 anos, graduando do 7º período de Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP
  • Thaylane Cristina, 20 anos, graduanda do 5º período de Cinema e Audiovisual pela PUC- MG

Mais Recentes

Publicidade