X

0 Comentários

Festivais

22º Mostra de Cinema de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradentes divulga temática e homenagem para a edição 2019.

Por Delles Sassi | 11.12.2018 (terça-feira)

– Com informações da assessoria da Mostra de Cinema de Tiradentes.

A 22º edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece na cidade histórica mineira, abrirá o circuito do audiovisual brasileiro em 2019. Com programação de 18 à 26 de janeiro do próximo ano, a mostra terá como tema “Corpos Adiante” – O corpo como potência, pendor político e social, presença, infinitude. A celebração do corpo, em todas as suas possibilidades de expressão e enunciação.

A definição da temática “Corpos Adiante” como mote da Mostra de Cinema de Tiradentes 2019 partiu do desejo de valorizar a presença física, tanto no interior de uma sala de cinema quanto no espaço público e também como projeção do futuro. “O adiante é logo ali”, define Cleber Eduardo, coordenador curatorial da Mostra. “São corpos do presente, com suas dores de várias naturezas e opressões, corpos resistentes em seus lugares, persistentes em seus desejos, pacientes em suas lutas de afirmação, entre conflitos e atritos, ritos e mitos”.

A atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô será a homenageada desta edição. A escolha da homenageada deste ano se relaciona diretamente à temática dos “Corpos Adiante”. Passô, é um dos nomes mais incensados das artes brasileiras nos últimos anos e que se tornou referência tanto no teatro quanto, ainda recente, no cinema.

Para Cleber Eduardo, a importância de Grace Passô está justamente na força de sua presença, tanto física quanto simbólica. “Grace é uma atriz bastante física e se relaciona fortemente à temática deste ano. Um corpo que não é prescrito pelas convenções do que deve estar no protagonismo das imagens, e isso serve como um sentido político na nossa escolha. Ela é um só corpo, mas também muitos, muitas mulheres, todas com sua marca distinguível, cada uma única em si”, exalta o coordenador curatorial. “Grace é uma criadora, sob todos os aspectos. Ao vestir o interior e o exterior de outras mulheres em seu corpo, ela inventa vidas, presenças, modos de falar, de caminhar, de respirar, de olhar e de existir”.

Grace começou a aparecer no cinema recentemente e já é destaque com premiações nacionais e internacionais. No filme Praça Paris (direção Lúcia Murat), pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio de 2017; e no mais recente trabalho, o longa Temporada (André Novais Oliveira),  pelo qual recebeu o Troféu Candango de Melhor Atriz no 51º Festival de Brasília e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Turim, na Itália. Com trajetória ascendente ela estará também atuando no próximo filme dos cineastas Gabriel e Maurílio Martins, No Coração do Mundo, e também em novo projeto do diretor Cristiano Burlan.

A mostra dedicada à Grace Passô será integrada por duas produções de conteúdos inéditos que estão sendo preparados para apresentação no evento: um média-metragem que é uma recriação do espetáculo Vaga Carne, assinado por Grace e Ricardo Alves Jr e que será exibido na sessão de abertura, na noite de 18 de janeiro; e uma performance com o músico Barulhista, no sábado, dia 19.

Vaga Carne, em especial, é uma transcriação da peça teatral de mesmo nome em linguagem cinematográfica. O espetáculo, um solo performado e escrito por Grace Passô, estreou em 2016 e ainda hoje segue em cartaz nos circuitos de arte. Tendo sido indicada aos prêmios BRAVO!, APTR, Prêmio Questão de Crítica, Shell RJ, Prêmio Cesgrario, Prêmio Leda Maria Martins, sendo vencedora dos cinco últimos.

Os longas-metragens Temporada, do diretor André Novais de Oliveira e Elon não Acredita na Morte, direção de Ricardo Alves Jr, completam a Mostra Homenagem a Grace Passô.

Toda programação da Mostra é gratuita e inclui exibições de filmes brasileiros em pré-estreias, debates, performances, atrações artísticas, lançamentos de livros e o maior encontro anual entre cinéfilos, críticos, jornalistas, realizadores, professores e pesquisadores.

Mais Recentes

Publicidade