X

0 Comentários

Reportagens

Esticando a memória do cinema brasileiro

Canal Brasil leva ao ar cinejornais realizados pela Embrafilme nos anos 1970

Por Luiz Joaquim | 29.08.2022 (segunda-feira)

– texto originalmente publicado no jornal Folha de Pernambuco em 14 de dez. de 2006.

Hoje [16.dez.2006], a partir das 19h (horário local), o Canal Brasil dá seu presente de natal para os fãs do cinema brasileiro. É quando exibe o primeiro episódio, de um série de quatro,  chamada “Memórias do Cinema Brasileiro”. Trata-se do resgate, feita pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv), do MinC, de alguns dos cerca de 500 cinejornais que a extinta Embrafilme produziu entre 1976 e 1980. Dos quatro programas anunciados pelo canal pago, o passeio se dá pela obra de Nelson Pereira dos Santos (NPS), Lima Barreto, Humberto Mauro, Domingos Oliveira, Arnaldo Jabor, Zelito Viana, Carlos Manga e outros. E o melhor, com os próprios realizadores comentando o próprio trabalho.

O programa sacoleja a máxima nacional de que o país não tem memória. No episódio de hoje, por exemplo – que foi rodado durante as filmagens de “Tenda dos Milagres” -, Tizuka Yamazaki  e Hilda Machado entrevistam o próprio NPS, que analisa a conjuntura social no período que iniciou a carreira dirigindo o mitológico “Rio 40 Graus”, em 1954. Reforçando suas palavras, estão os depoimentos lúcidos de craques como os dos críticos José Carlos Avellar e Jean-Claude Bernardet, além de Grande Otelo, Jece Valadão e Jorge Amado.

O segundo programa vai trazer uma entrevista polêmica com Lima Barreto –  diretor do lendário “O Cangaceiro” – e Humberto Mauro – pioneiro do cinema mineiro. Numa conversa com o crítico e Alex Viany. Enquanto Mauro fala de sua trajetória, Barreto impõe sua supremacia sobre todos os outros diretores do Brasil. O terceiro episódio, também filmado em 1978, visita nomes que surgiram nos anos de maior ebulição do cinema autoral no Brasil: 1960 e 1970. Alguns dos entrevistados são  Domingos Oliveira, Arnaldo Jabor e Zelito Viana.

 

Por fim, o episódio quatro vai mostrar alguns atores e realizadores que trabalharam nos primórdio do cinema brasileiro – entre 1910 e 1940. Entre eles: José Medina, Francisco de Almeida Fleming, Zezé Macedo, Carlos Manga. Enquanto Fleming lembra de suas primeira experiências com o cinema falado, Manga comenta a “época de ouro” das Chanchadas.

SERVIÇO:

Programa “Memórias do Cinema Brasileiro”

Canal Brasil (NET)

Hoje [16.dez.2006], às 19h. Reprise no domingo ao meio-dia, segunda-feira às 6h e sexta-feira às 11h.

Mais Recentes

Publicidade