X

0 Comentários

Reportagens

Inventário do cinema paraibano

Compêndio vêm em dois volumes ricamente ilustrado

Por Luiz Joaquim | 06.12.2007 (quinta-feira)

Para ser ter uma breve idéia do que significa o livro “O Cinema na/da Paraíba”, que o crítico, escritor e pesquisador paraibano Wills Leal lança às 19h desta sexta-feira, na Livraria Cultura, basta saber que temos aqui um verdadeiro inventário da produção cinematográfica daquele Estado, abrangendo em dois volumes que somam 616 páginas, a história do cinema ali feito, desde o final do século 19 até a contemporânea produção.

Leal é membro da Academia Paraibana de Letras e autor de 21 livros, dos quais seis são estudos voltados para o cinema e desde os anos 1950 atua no meio cinematográfico daquele Estado.

Para configurar “O Cinema na/da Paraíba”, o pesquisador aproveitou os dados de seus livros anteriores “Cinema & Província” (1967) e “O Discurso Cinematográficos dos Paraibanos” (1977, lançado em 1986) e dedicou sete meses de novas pesquisas envolvendo levantamento em dezenas de municípios, entrevistando centenas de exibidores e donos de cinema, produtores, atores, fotógrafos, roteiristas, jornalistas, diretores.

“Foi um trabalho solitário e absolutamente pessoal”, conta Wills por telefone. Ele lamenta que a não existência de um órgão específico de pesquisa, concentrando dados históricos de cinema no Brasil. “As informações estão soltas, e qualquer trabalho nesse sentido é uma verdadeira garimpagem”.

De fato, “O Cinema na/da Paraíba” mostra um valor enciclopédico, na medida em que, no primeiro volume, o “na Paraíba”, é possível saber da implantação das primeiras casas de exibição naquela região, dos movimentos em defesa do cinema, do surgimento dos primeiros cineclubes e das primeiras experiências fílmicas, sem falar de alguns personagens fundamentais da área naquele Estado.

No volume dois, o “da Paraíba”, Leal concentra-se na produção de filmes. Neste quesito, contempla tanto os pioneiros, dos filmes mudos, quanto os trabalhos da nova geração como os de Ana Bárbara Ramos, Bruno Sales, Torquato Joel e Lúcio Vilar. Sem falar nas análises que faz das obras de mestre canônicos como Linduarte Noronha Vladimir e Walter Carvalho, só para citar três. O autor também faz menção a atores paraibanos famosos que ganharam o Brasil fora da Paraíba como José Jofilly Filho, Paulo Caldas e outros

De posse dos livros, tem-se a impressão que Leal não deixou nada de lado. Mas ele diz: “gostaria de ter mais tempo, mas acredito que tenho aqui no livro um resultado bem mais globalizado. Seria muito bom que todos os Estados tivessem um compêndio como esse focando sua produção. Saberíamos um pouco melhor sobre o cinema brasileiro assim”, concluiu.

SERVIÇO
Lançamento do livro “O Cinema na/da Paraíba”
Com a presença do autor
R$ 120,00
Livraria Cultura (Recife)
Sexta-feira, 21-set-2007, às 19h.

Mais Recentes

Publicidade