X

0 Comentários

Festivais

Mostra 80 Anos de Jarbas Barbosa

Cine Apolo (Recife) resgata memória do produtor Jarbas Barbosa

Por Luiz Joaquim | 07.04.2008 (segunda-feira)

Quando faleceu em 2005, o produtor paraibano Jarbas Barbosa não recebeu uma homenagem a altura. De hoje até quarta-feira, o Cineteatro Apolo celebra o empertigado trabalho desse homem de cinema, que também era conhecido como o irmão do comunicador pernambucano Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Ernesto Barros, curador do espaço, programou sete longas-metragens do produtor.

Alguns deles já estão no topo da história do cinema nacional, como “Deus e O Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha (hoje, às 16h); “Xica da Silva”, de Carlos Diégues (quarta, às 16h); e “Os Fuzis”, de Ruy Guerra (quarta, às 20h). Mas o grande destaque fica por conta da projeção de uma cópia em 35mm restaurada de “Proezas de Satanás na Vila de Leva-e-Traz”, rodado por Paulo Gil Soares (roteirista de “Ganga Zumba”) em 1967.

A nova cópia foi exibida pela primeira vez na noite de abertura do último Festival de Brasília, com um negativo que já se julgava perdido. A produção conta com atores que deviam ser mais vistos nas telas atualmente, como os veteranos Joel Barcellos e Thelma Reston. Com trilha sonora composta e executada por Caetano Veloso, a produção une realismo fantástico e corajosas metáforas políticas (feitas em plena ditadura militar, que chegou a suspender o festival entre 1972 e 1974) para mostrar as conseqüências da exploração predatória de petróleo sobre uma terra pobre e da destruição que sucedem essa descoberta. Mesmo com truques e técnicas que o tornam datado, o tema do filme continua atual.

Os outros filmes pouco conhecidos da “Mostra 80 anos de Jarbas Barbosa” são “Carnaval Barra Limpa” (hoje, às 18h), com Costinha dirigido pelo craque J. B. Tanko (1967) sobre o assalto do maior brilhante do mundo pelo Sindicato dos Ladrões Brasileiros. Ainda no elenco da comédia estão Carlos Eduardo Dolabella, Emiliano Queiroz, Ary Fontoura, Ângela Maria, Marlene, Emilinha Borba, Chacrinha, Altemar Dutra e Clara Nunes.

Amanhã, às 18h, o Apolo exibe “Soninha Toda Pura”, de Aurélio Teixeira (1971). A produção erótica mostra o galã da pornochanchada, Carlos Mossy, tentando seduzir a bela Adriana Petro no papel da Soninha do título, uma ex-interna de um colégio de freira, “toda pura”.

Também amanhã, às 20h, “Juventude e Ternura”, do mesmo Teixeira (1968) pega carona na popularidade da música jovem brasileira nos anos 1960. Mostra Wanderléa como uma cantora dividida entre o amor de um fora-da-lei e um pianista. Com a ‘Ternurinha’, aparecem no filme Anselmo Duarte, Jorge Dória e Cyll Farney.

No início de cada dia, às 15h, o evento exibe “Retratos Brasileiros: Jarbas Barbosa”, documentário de 30 minutos realizado pelo Canal Brasil sobre o produtor. Todos os filmes são projetados em DVD, com exceção de “Proezas de Satanás…”, em 35mm. A entrada para qualquer sessão é gratuita.

Mais Recentes

Publicidade