X

0 Comentários

Off Topic

Mapeamento da alma

Livro do psicanalista Yovell desbrava mecanismos da mente

Por Luiz Joaquim | 29.12.2008 (segunda-feira)

O funcionamento dos sentimentos da personalidade, do pensamento, e da memória, está cada vez mais suscetível à observações cientificas. O resultado muda irremediavelmente a forma de relacionar conhecimentos psicológico e informações biológicas. Mais que ciências e métodos de tratamento, a psicologia – e também psiquiatria – e a biologia são caminhos complementares que levam ao mundo interior. Mapas para um destino ainda mal conhecido: a alma humana. É à investigação desses mistério que o livro “O Inimigo no Meu Quarto” (Editora Record, 476 pgs., R$ 58,00), de Yoram Yovell, se debruça.

O livro trata das paisagens que foram surgindo nos últimos anos da viagem humana rumo à alma: as inovações na psicologia, na psiquiatria e nas neurociências, e as novas possibilidades que se abriram no intuito de diminuir o sofrimento do homem.

Aqui, Yoram Yovell discorre sobre distúrbios psicológicos e psiquiátricos por meios de relatos e casos clínicos de seus pacientes, marcando as diferenças entre as causas e os sintomas de uns e outros transtornos, e em determinadas situações, suas intersecções.

O livro examina a alma humana a partir de três perspectivas. Na primeira parte, do ponto de vista do terapeuta, o ângulo psicológico. Segundo, do ponto de vista médico, o ângulo psiquiátrico, e terceiro, do ponto de vista do cientista que pesquisa o cérebro. Nestas três partes, cada uma delas no livro, aponta novas descobertas em cada um dos respectivos campos.

Unindo sua eficiência como médico e psicanalista a seu talento de escritor, o autor, que é conferencista em psiquiatria na escola médica da Universidade de Columbia em Nova Iorque, cria um texto fluido e mesmo comovente fácil para os leigos. É por isso que “O Inimigo no Meu Quarto” traz uma proposta que desperta não só o interesse dos profissionais da área, como uma espécie de compêndio atualizado e rico em exemplos reais, mas também público comum.

Exemplo disso pode ser observado nos capítulos seis (“A Interminável Separação”) do bloco “psicologia”, no qual o médico revela os detalhes do tratamento de Oma, uma jovem paciente que sofria do ‘distúrbio fronteiriço da personalidade’, e tentava se matar em função da não tolerância da separação de seu ex-namorado. Ou ainda, em “Os Santos Pais de Taly”, no qual Yovell escava, através de um sonho recorrente de outra paciente, a razão pelo seu medo com o matrimônio, prestes a se realizar. Lá no campo dos sonhos, ele descobre que a relação da moça com seu pai adotivo guardava uma relação erótica que não era tão clara para a paciente
Taly.

Em resumo, este trabalho do psicanalista Yoram Yovell – que hoje promove conferências no departamentode de psiquiatria do Hospital Hadassah-Ein Kerem, em Israel – é realmente instigante para quem quer conhecer um pouco dos mecanismos da própria cabeça.

SERVIÇO:
Livro: “O Inimigo no Meu Quarto”
de Yoram Yovell
Edtora Record
476 págs.
R$ 58,00

Mais Recentes

Publicidade