X

0 Comentários

Reportagens

São Luiz reabre

Noite de gala para o São Luiz

Por Luiz Joaquim | 28.12.2009 (segunda-feira)

O público comum ainda não poderá desfrutar da beleza do palácio na rua da Aurora, o Cine São Luiz, inaugurado em 1952, fechado em fevereiro de 2007, e que reabre hoje, às 19h30, sob a tutela da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – instituição que o administra desde julho de 2008. A cerimônia de logo mais funciona apenas como uma solenidade, uma exposição oficial do Governo – que contará com o governador Eduardo Campos, o secretário de cultura Ariano Suassuna, e a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo – dando o recado ao recifense que o cinema está vivo novamente, e ainda em 2009. A data, entretanto, para a interação da população voltar a acontecer com o templo cinematográfico é 12 de janeiro de 2010.

Para hoje, os convidados passarão pela experiência de rever “O Baile Perfumado” (1996), um dos longa-metragens símbolo da Retomada do cinema brasileiro, com a presença de um de seus diretores, Lírio Ferreira. Paulo Caldas está em viagem no exterior, mas a coordenadora de audiovisual da Fundarpe, Carla Francine, garante que toda a comunidade cinematográfica local foi convidada para acompanhar esse momento feliz para quem trabalha com cinema no Estado, e também para qualquer cinéfilo. “O evento hoje é fechado apenas pela limitação da sala, cerca de 900 lugares, mas estamos felizes com a restauração e estamos querendo logo mostrá-la à população”, comenta.

Lula Cardoso Ayres Filho, um dos que esteve na linha de frente da coordenação de reforma da sala, é o novo curado do espaço e diz que um teste já foi feito com “O Baile…”. “Será uma sessão já com a lente nova, com a imagem preenchendo toda a tela, que também é nova. O novo som também será inaugurado”, completa.

Sobre a programação para o início de 2010, a Fundarpe já adianta algumas surpresas. Haverá sessões comerciais, com ingressos a R$ 4 e R$ 2. Um primeiro filme comercial a ser disponibilizado será “Lula, Filho do Brasil”, de Fábio Barreto, seguido por “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira. Serão duas sessões diárias, com três por dia nos finais de semana.

Uma boa notícia aos cinéfilos é que a Sessão de Arte do Grupo Severiano Ribeiro também voltará ao São Luiz. As sessões acontecerão na sexta-feira à noite, sábado pela manhã e domingo ao meio-dia. A manhã do domingo ainda deverá contar com matinês infantis. “Também vamos continuar com a política de dar espaço ao cinema pernambucano já disponibilizando sessões para as produções locais que se inscreveram na convocatória aberta pela Fundarpe”, relembra Francine.

Nesse sentido, além dos longas-metragens, serão apontadas sessões de curtas metragens, não só pernambucanos, entre 12h e 13h, inicialmente com entrada franca, para estimular os transeuntes da redondeza a frequentar o cinema no horário comercial de almoço. “Outro programa irá contemplar professores, dando acesso a toda a programação da sala”, reforça a coordenadora.

Depois do carnaval, em fevereiro, entra em ação um projeto de formação de platéia, tocado por uma espécie de cine escola no período da manhã, e algumas sessões organizadas por cineclubes.

Mais Recentes

Publicidade