X

0 Comentários

Festivais

11º Fest Intern. de Docs em Santiago Cuba

Filme pernambucano concorre em Cuba

Por Luiz Joaquim | 08.03.2010 (segunda-feira)

Começa hoje (segunda-feira, 8/mar), e segue até sábado, o 11º Festival Internacional de Documentários “Santiago Alvarez in Memoriam”, em Santiago de Cuba. Na mostra competitiva, apenas três filmes brasileiros, sendo o pernambucano “Alumia”, de Andréa Ferraz e Carol Vergolino um deles – os outros dois são “Nasci para Bailar”, de Tetê Moraes; “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler.

“Alumia” foi rodado em 2006, dois anos após Ferraz ter concluído o curso na Escuela Internacional de Cine y Televisión EICTV. O documentário mostra a filosofia de vida, rotina e crenças dos moradores do Sítio São Francisco, próximo à cidade de Custódia, uma comunidade formada por 19 famílias, aonde a energia elétrica nunca tinha sido experimentada quando a equipe de filmagem deu início ao projeto.

O título compete com outros da Alemanha, Cuba, Espanha, França, Peru e Venezuela. Na paralela “muestra informativa”, fora de competição, exibem trabalhos da Bélgica, Argentina, Colômbia, Chile, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além de 16 representantes do Brasil, incluindo os pernambucanos “KFZ – 1348”, de Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro; e “Geração 65”, de Luci Alcântara.

Mais Recentes

Publicidade