X

0 Comentários

Reportagens

Retorno a Hansala

Olhar social sobre a Espanha

Por Luiz Joaquim | 27.06.2011 (segunda-feira)

Será especialmente interessante assistir às 20h de hoje “Retorno a Hansala” (Esp. 2008), drama da diretora Chus Guitérrez, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A projeção acontece a partir de uma oferta do Instituto Cervantes para a Fundaj, possibilitando não só a exibição do inédito filme no Brasil (neste caso em DVD, e em sessão gratuita), como também conhecer a realizadora espanhola para uma conversa após a projeção.

Será interessante, em primeiro lugar, porque Chus é conhecida por lá pelo comprometimento ao tema social com o qual é vinculado seu cinema; e hoje a Espanha vive uma pesada crise financeira que gerou, inclusive, uma gigante passeata semana passada pelas ruas daquele país, em reivindicação por mais emprego.

“Retorno…” olha, mesclando imagens reais e dramatizadas, para os imigrantes. Particularmente aqueles que chegam sem papéis. Para a crítica espanhola, o filme aposta num mútuo enriquecimento pessoal e na necessária recuperação do rosto humano. O site espanhol “La Butaca” (LaButaca.net) diz que Chus “se interessa por ressaltar os valores da acolhida e hospitalidade, da sinceridade e da nobreza, da amizade, da felicidade em meio a pobreza, em que vive uma gente sem meios e quase analfabeta, para que depois o espectador ocidental os veja como uma oportunidade de aprender com eles”.

No filme, a diretora estrutura uma trama de ficção para contrastar com a situação real, mas sem muita distinção, para que a história de amor entre Martin (José Luis Garcia Pérez) e Leila (Farah Hammed) vise não apenas harmonizar seus dois mundos, mas também questionar a sociedade do bem-estar, na qual as necessidades materiais têm deixado para trás valores de índole afetiva e existencial. Dessa forma, a viagem de negócios que Martin faz com a jovem às suas origens para levar o corpo do irmão morto transforma-se numa viagem ao seu próprio interior, que vive uma crise matrimonial.

A sessão (única) oferecida pelo Instituto Cervantes será aberta ao público, mas com o acesso restrito à capacidade da sala.

SERVIÇO:
Exibição de “Retorno a Hansala”, seguido de debate com a diretora Chus Gutiérrez.
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Hoje, às 20h
Entrada franca (sujeito à lotação da sala).

Mais Recentes

Publicidade