X

0 Comentários

Reportagens

Mãe e Filha

Segundo longa de Petrus Cariry no 4° Janela

Por Luiz Joaquim | 11.11.2011 (sexta-feira)

Amanhã (sábado, 12/11), às 18h15 no Cine São Luiz, o 4º Janela de Cinema oferece uma pérola brasileira que anda circulando discretamente pelos festivais nacionais e em breve será lançado nos cinemas pela Lume Filmes, distribuidora do Maranhão. Trata-se de “Mãe e Filha” (2011), segundo longa-metragem de Petrus Cariry, que teve sua primeira exibição há cinco meses no 21º CineCeará (com cobertura exclusiva da Folha de Pernambuco), e lá arrebatou quatro prêmios oficiais, incluindo o de melhor filme.

A contemplação de Petrus, em sua própria terra, teve um efeito comovente no jovem realizador, mas de certa forma, limitou a presença desse potente filme na competição de outros grandes festivais, como os de Gramado e Brasília. Mesmo assim, “Mãe e Filha” ganhou espaço ali em mostras paralelas, como também no Mostra de SP há poucas semanas.

O fato é que a história criada por Petrus sobre um universo oprimido pela morte que cerca a mãe Laura (Zezita Matos) deixada pelo marido e que vive sozinha numa cidade fantasma também abandonada é comovente. E a comoção só aumenta quando, depois de anos, Laura recebe a filha Fátima (Juliana Carvalho) vinda de Fortaleza e trazendo um sonho frustrado para as parcas esperanças da mãe.

Parece não haver muita dúvida que se “Mãe e Filha” concorresse em Gramado e Brasília, teria forte chance de ser premiado e ganhar mais destaque na mídia. Portanto, amanhã, é encarar esta produção de R$ 150 mil feito por apenas 12 pessoas como uma obra-prima do moderno cinema brasileiro.

Mais Recentes

Publicidade