X

0 Comentários

Festivais

6º Janela (2013) – Era uma Vez no Oeste

Obra monumental de Sérgio Leone exibe no São Luiz

Por Luiz Joaquim | 13.10.2013 (domingo)

Hoje é dia de ver filme ajoelhado no cine São Luiz. A sessão Clássicos do 6º Janela Internacional de Cinema do Recife oferece “Era Uma Vez no Oeste” (1968), obra prima e monumento do cinema mundial, dirigido pelo italiano Sérgio Leone, mostrada aqui em versão digital restaurada.

Tendo sido roteirizado em conjunto pelos jovens Bernardo Bertolucci e Dario Argento (além de Sergio Donati e Leone), “Era Uma Vez…” é como uma depuração que o mestre do western spaghetti italiano criou em cima da trilogia do Dólar (entre 1964 e 1966), tendo Clint Eastwood como estrela.

Leone até pensou em Eastwood para encarnar Harmônica, herói que acabou sendo bem defendido em “Era Uma Vez…” por Charles Bronson. Ainda com Henry Fonda e Cláudia Cardinale no elenco, o filme nos leva a terra sem lei americana do século 19, quando Frank (Fonda) assassina um fazendeiro viúvo e seus filhos para ficar com suas terras e lucrar com a futura via férrea que ali irá cruzar.

Frank não sabia, entretanto, que o fazendeiro havia casado com a prostituta Jill (Cardinale, exuberante), que esta chegando ao condado. Contra ele, Jill recebe a ajuda de Harmônica, que também tem contas do passado a ajustar contra Frank.

Já na abertura de “Era Uma Vez…”, no confronto entre Harmônica e três atiradores ao som de Enio Morricone, Leone mostra toda sua maestria em dominar o tempo e o espaço pela linguagem cinematográfica. A tensão mesclada ao humor que é criada ali – enquanto os créditos vão surgindo por 14 minutos – parece chegar ao seu ápice possível.

Posteriormente, Leone completou sua trilogia sobre a América com “Quando Explode a Vingança” (1972) e “Era uma Vez na América” (1984).

ELENCO – Sergio Leone queria que os três protagonistas de “Três Homens em Conflito” – Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach – fossem os atiradores na abertura de “Era Uma Vez no Oeste”, mas Eastwood não estava disponível e a idéia não vingou.

Mais Recentes

Publicidade