X

0 Comentários

Artigos

Pérola

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 27.10.2014 (segunda-feira)

Em competição no 7º Janela Internacional, a produção cearense rodada na França – o longa-metragem “A Misteriosa Morte de Pérola” – é a primeira incursão do cineasta Guto Parente (co-autor com Uirá dos Reis de “Doce Amianto”) pelo universo do suspense. Dividindo a direção com a parceira Ticiana Augusto Mila, Guto conta a história de Pérola (a própria Ticiana), uma brasileira morando numa pequena cidade francesa. Longe da família e do namorado, Pérola vive num apartamento sombrio. Ali se percebe cada vez mais tomada pela nostalgia e pelo medo, pela solidão e pavor. A certa altura, sonho, fantasias e realidade começam a perder fronteiras até seu namorado reaparecer dando uma nova dimensão para aquela realidade que só Pérola conhecia. “A Misteriosa Morte de Pérola” exibe hoje, 19h, no São Luiz.

BRINCANTE
Próxima segunda-feira (3/11), o Cinema da Fundação exibe “Bricante” (sessões gratuitas às 19h20, 21h10), filme de Walter Carvalho sobre o universo de Antônio Nóbrega. Põe em cena o trabalho de uma vida, que se caracteriza pela consistente leitura da cultura popular, valorizando seu imaginário.

JANELA 1
A co-produção entre a França e Israel – “The Kindergarten Teacher” (A Professora do Jardim da Infância), de Nadav Lapid, está na competição oficial deste 7º Janela de Cinema. No enredo, uma professora descobre que uma criança de cinco anos tem um prodigioso dom para a poesia, impressionada e inspirada pelo garoto, ela decide proteger seu talento. A diretora Lapid recebeu o grande prêmio da crítica no Festival de Cinema de Jerusalém. Sessão é hoje, 17h30, no Cinema da Fundação.

2º GOSTOSO
A 2º Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso (RN) – entre 13 e 18 de novembro – anunciou sua seleção. Entre eles os pernambucanos “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença; “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante; “História Natural”, de Júlio Cavani; e “Sem Coração”, de Tião e Nara.

JANELA 2
Premiado no Festival de Locarno – incluindo melhor ator (Artyom Bystrov), premiado pelo júri ecumênico, o júri “Júnior” e prêmio “Don Quixote”, o russo “Durak” (O Bobo) também compete no 7º Janela de Cinema – sessão às 20h45 de hoje no São Luiz. Filme é uma adaptação contemporânea de “O Idiota”, de Dostoiévski.

Mais Recentes

Publicidade