X

0 Comentários

Reportagens

Cinema de Arte (Cinépolis)

Novo canal de bons filmes no cinema

Por Luiz Joaquim | 05.03.2015 (quinta-feira)

Lembra o projeto “Sessão de Arte” que começou agitando os cinemas de rua do Grupo Severiano Ribeiro (GRS) no Recife dos anos 1990 (leia-se o cine Veneza e São Luiz)? Começou exibindo, sempre na sexta-feira e segunda-feira, em uma sessão à noite, um filme por semana com perfil mais autoral, que o circuito normalmente não assumia seu lançamento em sessões diárias. Um de seus sucessos iniciais, por exemplo, foi “A Lei do Desejo”, de Pedro Almodóvar, assim como “A Rainha Margot”, com Isabelle Adjani. Pois bem, o projeto voltou e mudou de endereço. Agora com o nome “Cinema de Arte”, não acontece mais nas salas do GSR e sim na rede Cinépolis, aqui no Estado, no Shopping Guararapes.

Iniciando amanhã, o “Cinema de Arte” vai apresentar nesta sua primeira semana sete filmes – um a cada dia – sendo cinco deles inéditos no Grande Recife, com alguns entrando em cartaz posteriormente. São eles “Para Sempre Alice” (amanhã); “Mapa para As Estrelas” (sexta-feira); “Senhor Kaplan” (sábado); “118 Dias” (segunda-feira); e “O Segredo das Águas” (terça-feira) – e dois deles já projetados por aqui – “A Família Belier” (domingo); “Sinfonia da Necrópole” (quarta-feira).

Originalmente, o projeto nasceu em 1963 pelas mãos do cineclubista Darcy Costa e Luiz Severiano Ribeiro, e desde 1981 (há 34 anos), vem sendo programado, fomentado e difundido de Fortaleza por Pedro Martins Freire, que trabalhou por 33 anos como crítico de cinema do Diário do Nordeste. Nos anos 1990, o projeto chegou às salas do GSR no Recife e agora migram para o complexo do grupo mexicano Cinépolis.

“Em janeiro conversamos com o UCI/Ribeiro para repensar a -Sessão de Arte-. Entendemos que o projeto não estava evoluindo. A Cinépolis manifestou interesse e estamos relançando o projeto reformulado, acontecendo em Fortaleza, Salvador, Natal, Recife e João Pessoa”, explicou o programador por telefone da capital do Ceará.

Pedro adianta que nos próximos meses o “Cinema de Arte” deve chegar a Teresina e São Luiz. “O projeto deve integrar também as salas de Aracaju e Maceió assim que os complexos do grupo forem inaugurados nestas cidades”, conta. O plano é também, no futuro, seguir para ocupar salas da região Norte do País, e posteriormente tomar o circuito nacional.

As sessões em Jaboatão dos Guararapes acontecem nos dias úteis (quinta e sexta-feira, e de segunda a quarta-feira) sempre às 19h30. No sábado e domingo as sessões são ao meio-dia. O valor dos ingressos são os mesmos aplicados na programação normal do Cinépolis – ou seja, R$ 18 (inteira), R$ 9 (meia).

ESTREIA – “Mapa para As Estrelas” só tem estreia marcada para 2 de abril. Já o filme que deu o Oscar a Julianne Moore, “Para Sempre Alice”, deve entrar em cartaz diariamente a partir da quinta-feira (12). Todos os outros cinco filmes já estrearam no Sudeste e devem ter o “Circuito de Arte” como única janela de exibição no Recife.

Mais Recentes

Publicidade