X

0 Comentários

Críticas

A Vizinhança do Tigre

Revelando a força de um tigre

Por Luiz Joaquim | 19.05.2016 (quinta-feira)

Exibido no programa Aurora da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, em janeiro de 2014, A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa, entra hoje (19) em cartaz no Cine São Luiz (Recife).

Conhecido pelo belo e contemplativo Mulher à Tarde – exibido na 13º edição da mostra (em 2010) – Uchôa apresenta um trabalho quase que irreconhecível com o anterior pelo ponto de vista das intenções estéticas. Algumas marcas estão no novo A Vizinhança do Tigre, mas quase que “na casca”, como ele próprio disse em entrevista coletiva de imprensa na Mostra mineira de 2014.

Realizado entre 2009 e 2013 onde vive – no bairro Nacional, periferia de Contagem (MG) -, A Vizinhança… acompanha o cotidiano dividido entre a diversão, o trabalho e o crime dos jovens Juninho, Menor, Neguinho e Adilson e Eldo.

Com imagens muito bem acomodadas e integradas ao universo dos garotos, Uchôa constrói uma narrativa conduzida pela – como pontuou o cineasta – trágica situação de Juninho que precisa pagar uma dívida por um revolver que emprestou para um assalto, mas acabou indo preso pelo atentado.

Tal enredo apenas ajuda como um argumento dramático, entre tantos aqui, para envolvermo-nos com este filme que, assim como os títulos de Gabriel Mascaro, agrega seus personagens representando sua própria vida, incluindo suas fragilidades e anseios por um futuro melhor.

Fields marked with an * are required

assine e receba
novidades por email

Mais Recentes

Publicidade