X

0 Comentários

Festivais

Festival do Rio (2022) – pernambucanos

Que BBB o que… o negócio é o PPP. Entenda.

Por Luiz Joaquim | 07.10.2022 (sexta-feira)

– com informações da assessoria do festival

Que BBB o que… o negócio é PPP. PropriedadePaterno Paloma: novos longas-metragens de, respectivamente, Daniel Bandeira, Marcelo Lordello e Marcelo Gomes que vão assaltar o Festival do Rio, megaevento com mais de 200 filmes que retomou ontem (6) seu formato presencial, fazendo da capital fluminense a cidade maravilha também do cinema.

O filme que Lordello já teve exibição no Brasil, no 11º Olhar de Cinema, em Curitiba (ler crítica aqui), mas os trabalhos de Bandeira e Gomes terão sua primeira exibição pública no Brasil na Mostra Premiere do festival carioca.

A seleção tripla ganhou um espaço privilegiado dentro da mostra. Entre amanhã (sáb., 8) e terça (11), o Festival exibirá os três filmes consecutivamente, num bloco que dá uma amostra do atual estado de resistência do cinema realizado em Pernambuco.

Os filmes fazem parte de uma geração de recentes produções pernambucanas que sobreviveram à pandemia e aos sucessivos ataques às políticas culturais do governo federal. Após um duradouro inverno, essa safra agora vem encontrando, em 2022, o caminho de volta às salas de cinema.

Propriedade é o segundo longa-metragem escrito e dirigido por Daniel Bandeira. O thriller é estrelado por Malu Galli e conta a história de uma mulher que se tranca num carro blindado para se refugiar de um conflito com os trabalhadores de sua fazenda. Mas sua atitude de defesa pode agravar a situação de todos.

Cena de “Propriedade”

O filme foi produzido por Kika Latache e Lívia de Melo. No elenco, Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira e Samuel Santos.

Propriedade foi rodado em setembro de 2018 e terá sua estreia nacional no Festival do Rio.

Sessão para convidados: Estação NET Gávea, amanhã, 8 de setembro – 21:45hs

Sessão aberta com debate: Cine Odeon, domingo, 9 de setembro – 16h

Paterno – Envolvido num processo de incorporação imobiliária de uma área popular do Recife para um projeto da empresa de sua famíla, Sérgio (Marco Ricca) vive entre as dúbias heranças (práticas e pessoais) passadas por seu moribundo pai e as tentativas de se manter em contato com seu filho, à beira da idade adulta. O novo filme de ficção de Lordello tenta se irmanar ao olhar de um personagem em crise, que se reconhece desconectado do seu tempo: nem mais funcionando pelas réguas do que veio antes, mas já incapaz de se relacionar com o futuro que se aproxima. Qual lugar sobrará para ele nessa cidade, país, mundo?

Paterno é o segundo longa-metragem de ficção escrito e dirigido por Marcelo Lordello. O filme foi rodado em 2017.

Eles voltam, seu primeiro longa-metragem de ficção foi premiado no Festival de Brasília 2012 como melhor filme júri (dividindo com Era uma vez, Verônica, de Marcelo Gomes) e crítica.

Paterno foi produzido por Mannu Costa e Marcelo Lordello. No elenco, Marco Ricca, Selma Egrei, Thomas Aquino, Rejane Faria, Nelson Baskerville, Gustavo Patriota e Fabiana Pirro.

Sessão para convidados: Estação NET Gávea, domingo, 9 de setembro – 21:45hs

Sessão aberta com debate: Cine Odeon, segunda, 10 de setembro – 16h

PalomaPaloma é uma mulher trans decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com o seu namorado Zé. Ela trabalha duro como agricultora numa plantação de mamão e está economizando para pagar a festa. A recusa do padre em aceitar seu pedido obrigará Paloma a enfrentar a sociedade rural. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abala sua fé.

Sessão para convidados: Estação NET Gávea, segunda, 10 de setembro – 21:45hs

Sessão aberta com debate, Cine Odeon, terça, 11 de setembro – 16hs

A safra – O trio “PPP” (Propriedade/Paterno/Paloma) selecionado para o Festival do Rio faz parte de uma safra histórica do cinema feito em Pernambuco. A safra de 2022 resistiu a meia década de ataques às políticas culturais, à pandemia e à recessão econômica – e contra todas as possibilidades, sai agora da sua toca com uma série de filmes que já seguem aportando no circuito comercial.

São mais de uma dúzia de longas metragens surgidos apenas esse ano – e outra leva já está em produção para finalização para lançamento em 2023.

Entre conhecidos, fala-se de uma “Primavera” do cinema pernambucano: Um momento de reconcentração e reorganização das forças criativas e econômicas que o cinema envolve. Um sopro de vida que evoca a retomada ocorrida nos anos 2000 e que hoje é capaz de se disseminar pelos anos seguintes.

Alguns dos filmes pernambucanos já lançados em 2022 e outros com lançamento comercial ou estreia em festivais, para breve.

  1.       Carro Rei (Boulevard Films)
  2.       Seguindo todos os protocolos (Vitrine)
  3.       Sujeito Oculto (Lume Filmes)
  4.       Amigos de Risco (Inquieta Filmes)
  5.       Gyuri, de Mariana Lacerda (Descoloniza Filmes)
  6.       Adeus, Capitão, de Vincent Carelli e Tatiana Almeida, 175 min.
  7.       Sapato 36, Petrôneo Lorena (Vilabela Produções Artísticas)
  8.       Além da Lenda, Marcos França e Marília Mafé (Boulevard Films)
  9.       Manguebit, Jurá Capela.
  10.       Muribeca, de Alcione Ferreira e Camilo Soares (Sem distribuição)
  11.       Fluxus, de Marcelo Luna (sem distribuição)
  12.       Paterno, Marcelo Lordello (Sem distribuição)
  13.       Propriedade, Daniel Bandeira (Inquieta)
  14.       Paloma, Marcelo Gomes (Pandora)
  15.       Novo projeto de Pedro Severien

 

Mais Recentes

Publicidade