X

0 Comentários

Festivais

49ª Mostra SP (2025) – Selecionados

Festival exibe 373 filmes de 80 países, entre 16 e 30 de outubro, em 52 salas e espaços culturais.

Por Yuri Lins | 05.10.2025 (domingo)

– Com informações da assessoria da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 

A organização da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou a lista de filmes selecionados para a edição de 2025. O festival, que acontece entre 16 e 30 de outubro, exibirá 373 produções de 80 países em 52 salas, entre cinemas, centros culturais e CEUs da capital.

A cerimônia de abertura acontece em 15 de outubro, na Sala São Paulo, com a exibição de Sirât, de Oliver Laxe, e do curta Como Fotografar um Fantasma, de Charlie Kaufman. Na mesma noite serão entregues o Prêmio Humanidade à cineasta Euzhan Palcy e ao diretor iraniano Jafar Panahi, além do Prêmio Leon Cakoff ao quadrinista Mauricio de Sousa.

O encerramento está marcado para 30 de outubro, com a projeção de Jay Kelly, de Noah Baumbach, após a premiação da edição.

Entre os destaques internacionais estão filmes premiados em festivais como Cannes, Veneza e Berlim. A programação inclui títulos de diretores como Jim Jarmusch, Park Chan-wook, Richard Linklater, Guillermo del Toro, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Michel Gondry, Radu Jude e Scarlett Johansson. O evento também apresenta 15 obras indicadas por seus países para disputar uma vaga no Oscar de melhor filme internacional de 2026, entre elas O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho.

Sirât, de Oliver Laxe, filme de abertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, acompanha pai e filho em busca de uma jovem desaparecida entre desertos e raves no Marrocos.

A Mostra também exibe retrospectivas, produções restauradas e obras inéditas. Entre os restaurados estão Queen Kelly (1932), de Erich von Stroheim; Sholay (1975), de Ramesh Sippy; Aniki-Bóbó (1942), de Manoel de Oliveira; e títulos brasileiros como Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), de Marcelo Gomes.

A programação especial contempla a filmografia do sérvio Želimir Žilnik, séries como Mr. Scorsese e Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados, além de uma seção dedicada à causa palestina e outra em memória dos 80 anos da bomba atômica em Hiroshima.

Na parte infantil, a 2ª edição da Mostrinha traz 13 longas e sete curtas, incluindo O Diário de Pilar na Amazônia. O cartaz do festival é assinado pelo escritor português Valter Hugo Mãe, que também é tema do documentário De Lugar Nenhum, de Miguel Gonçalves Mendes.

O evento promove ainda encontros, debates, masterclasses e exibições gratuitas em espaços públicos, como a Cinemateca Brasileira e o Museu da Língua Portuguesa. Obras em realidade virtual estarão disponíveis em diferentes locais da cidade.

Após a programação em São Paulo, parte da seleção será exibida em Manaus, Belém e em dez cidades paulistas em parceria com o Sesc.

A 49ª Mostra conta com prêmios especiais, como o Paradiso e o troféu concedido pelo coletivo BRADA, além de uma premiação da Netflix para um filme brasileiro inédito em plataformas de streaming. O festival também oferece recursos de acessibilidade em dezenas de títulos e mantém aplicativo próprio para consulta da programação e compra de ingressos.


Confira a lista completa dos filmes selecionados clicando aqui

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade