
49ª Mostra SP (2025) – V Ideias Audiovisuais
Festival promove, de 22 a 25 de outubro, o V Encontro de Ideias Audiovisuais na Cinemateca Brasileira.
Por Yuri Lins | 06.10.2025 (segunda-feira)

– Com informações da assessoria da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Na imagem em destaque, o cineasta Charlie Kaufman, que integra palestras do V Encontro de Ideias.
A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realiza, entre os dias 22 e 25 de outubro, o V Encontro de Ideias Audiovisuais, na Cinemateca Brasileira. O evento é gratuito, aberto ao público e reúne profissionais do setor para debater e desenvolver projetos do mercado audiovisual.
A programação inclui mesas, debates, painéis, mentorias, lançamentos de livros, reuniões individuais e atividades de networking. Ao todo, serão 46 horas de conteúdo distribuídas em quatro dias, com cerca de 75 eventos e a participação de mais de 120 convidados nacionais e internacionais.
O encontro está estruturado em três eixos principais — Mercado, Fórum e Da Palavra à Imagem. O primeiro reúne produtores, distribuidores, exibidores, plataformas e representantes do poder público para discutir temas do setor, incluindo o mercado de animação. O Fórum abordará questões como a internacionalização do cinema brasileiro, o Fundo Setorial Audiovisual e o impacto da inteligência artificial na criação. Já o segmento Da Palavra à Imagem será dedicado à relação entre literatura e cinema, com mesas sobre adaptações e lançamentos de livros
A abertura, no dia 22, contará com a participação do roteirista Charlie Kaufman, vencedor do Oscar por Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004), seguido da exibição da animação Anomalisa (2015), de sua autoria. O encerramento, no dia 25, terá uma masterclass gratuita do escritor português Valter Hugo Mãe, autor do pôster da Mostra deste ano. O escritor participa ao lado do cineasta Miguel Gonçalves Mendes, com quem discute o documentário “De Lugar Nenhum”, sobre sua trajetória.
A edição de 2025 reforça o caráter internacional do encontro. No dia 24, será assinado um memorando de cooperação entre os mercados audiovisuais do Brasil e da China, com a presença de representantes do Festival de Beijing. Também participam Denitsa Yordanova, do British Film Institute (BFI), e Tamara Tatishvili, diretora do Hubert Bals Fund, que discutem possibilidades de apoio internacional a produções brasileiras. A produtora Emily Morgan, da Quiddity Films, participará de rodadas de negócios no âmbito do projeto conjunto entre a Mostra e o BFI, parte do Ano Cultural Brasil–Reino Unido 2025-26.
O Hubert Bals Fund também apresentará o programa HBF+Brasil, voltado a projetos brasileiros em desenvolvimento, em parceria com Spcine, RioFilme e Projeto Paradiso. A iniciativa é resultado de debates iniciados na edição anterior do evento.
As atividades serão realizadas nas salas Oscarito e Grande Otelo da Cinemateca Brasileira, na Sala Petrobras — montada especialmente para a Mostra — e no Palco de Encontros, instalado no jardim do espaço. Todas as atividades do Encontro são gratuitas e abertas ao público. A participação do público será por meio de credenciamento através do formulário: Inscrição Participante – V Encontro de Ideias Audiovisuais. Com a credencial, é possível circular em todos os espaços e eventos na Cinemateca. Mas é importante lembrar que as mesas estão sujeitas a lotação, e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar.
Na edição de 2024, o Encontro de Ideias Audiovisuais reuniu mais de 4,5 mil participantes em 30 horas de programação, consolidando-se como um dos principais espaços de discussão e desenvolvimento do audiovisual no país.
V ENCONTRO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Atenção: os eventos, horários e convidados estão sujeitos a alterações.
Quarta, 22/10
19h – Abertura do V Encontro de Ideias Audiovisuais
Com Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema.
19h20 – Screen Brasil – iniciativa de apoio à distribuição internacional
Lançamento oficial do Projeto Screen Brasil, parceria entre Embratur e Projeto Paradiso. A ação visa apoiar a distribuição internacional de três longas de ficção produzidos entre 2024 e 2025, ampliando o alcance do cinema brasileiro no exterior. A landing page e o regulamento serão divulgados na abertura do evento.
19h50 – Mesa: British Film Institute (BFI) e Hubert Bals Fund apresentam “Fundos como catalisadores da produção audiovisual independente”
Debate sobre novas possibilidades de financiamento internacional e o papel de fundos e institutos na democratização do cinema global.
20h30 – Mesa de Abertura com Charlie Kaufman
O roteirista americano vencedor do Oscar por Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004) participa de uma conversa antes da exibição de Anomalisa (2015), animação dirigida por Kaufman e Duke Johnson.
Sessão paga; ingressos disponíveis ao público da Mostra.
Quinta, 23/10
10h – Welcome coffee
11h-13h30 – Encontros one-to-one
11h – Mesa 1: Inteligência Artificial na Educação e no Trabalho
Painel sobre o uso da IA na estruturação do conhecimento, em parceria com o Instituto +Mulheres e CineHub.
12h15 – Mesa 2: Clima em Cena – A emergência climática no cinema brasileiro
Apresentação de pesquisa da ABRA sobre narrativas ambientais em filmes nacionais no contexto da COP 30.
13h – Fórum de Festivais I – Democracia e direitos culturais
Debate sobre festivais como espaços de cidadania global e soberania audiovisual.
13h30 – Mesa 3: Caminhos Contemporâneos do Documentário Brasileiro
Canal Brasil apresenta debate sobre o novo canal de streaming dedicado ao documentário nacional.
14h45 – Mesa 4: Choque de Cultura e Falha de Cobertura
TV Quase e Biônica Filmes discutem parcerias estratégicas e novos formatos de produção.
15h – Lançamentos e debates
– Brazilian Horror Cinema in the Twenty-First Century (Cecilia Mello e Laura Canepa)
– Da Palavra à Ação: Acessibilidade, Audiovisual e Transformação
16h – Mesa 5: Narrativas para Novas Gerações – O Futuro do Cinema Infantojuvenil
Discussão sobre conteúdos voltados a novos públicos e diversidade.
17h – Lançamentos e encontros
– O cinema de Walter Hugo Khouri, de Donny Correa
– Prisma Queer Network e Momento Canal Brasil
17h15 – Fórum 1: Produção independente e streaming
Análise de modelos de negócios e regulação do setor em diferentes países.
18h30 – Fórum 2: Internacionalização do cinema brasileiro
Debate sobre os desafios de consolidar a presença do Brasil no mercado internacional.
20h – Prêmio Cabíria de Roteiro – 10ª edição
Cerimônia de premiação dedicada à representatividade feminina e à diversidade.
Sexta, 24/10
9h30 – Welcome coffee – Barry Company
10h30 – Mesa 6: SPCine
11h – Mapeamento da Animação no Brasil
Apresentação de diagnóstico sobre o setor, com dados de 536 respondentes.
13h – Mesa 8: Distribuição em falta – Investimento e criatividade em tempos de escassez
Discussão sobre políticas públicas e modelos sustentáveis de distribuição.
14h15 – Mesa 9: Cinebiografias – A arte de contar vidas na tela
Com participação de Clarisse Goulart, Eduardo Albergaria, Esmir Filho e Dandara Ferreira.
15h – Lançamento do livro O mal-estar da sociedade americana e sua representação no cinema, de Sérgio Alpendre
15h30 – Mesa 10: Conectando novos públicos – Curadoria e Formação
Petrobras e Vitrine Filmes discutem os 15 anos da Sessão Vitrine e novas audiências.
16h45 – Fórum de Animação: A animação independente e seu impacto internacional
17h – Lançamento do livro Cinemarden vai ao Oscar, de Marden Machado
18h30 – Fórum 3: Descentralização e pulverização no FSA
Análise da distribuição de recursos e desafios de sustentabilidade da produção.
Sábado, 25/10
10h – Welcome coffee – Portugal Film Commission
10h – Workshop +Mulheres: Coprodução Internacional
11h – Mesa 12: Masterclass Coala de Animação
Com o animador Félix Dufour-Laperrière.
12h15 – Mesa 13: “Enterre Seus Mortos” – Entre a página e a tela
Debate sobre o processo de adaptação literária para o cinema.
13h30 – Mesa 14: Cinema expandido – Cinema para além da exibição
Sesc apresenta ações e experiências que ampliam a presença do cinema no território.
14h45 – Mesa 15: “O Filho de Mil Homens” – Do livro à tela
Netflix discute a adaptação da obra de Valter Hugo Mãe, em estreia mundial na Mostra.
15h – Lançamentos
– Animação brasileira: 100 filmes essenciais, de Gabriel Carneiro e Paulo Henrique Silva
– A Crítica de Cinema no Brasil, de Euller Felix Silva
16h – Mesa: Oportunidades de internacionalização no mercado asiático
+Mulheres apresenta debate sobre conexões entre Brasil e Ásia.
17h15 – Mesa 18: Turismo de tela – Audiovisual promovendo destinos
Encontro sobre o potencial turístico das locações audiovisuais.
18h30 – Fórum 4: Presente e Futuro – Paradoxos da Inteligência Artificial
Discussão sobre os impactos da IA na autoria, criatividade e relações de trabalho.
20h – Premiação WIP – São Paulo x Londres
Apresentação dos longas-metragens brasileiros em finalização para o mercado internacional.
21h – Masterclass de Encerramento – Valter Hugo Mãe
O escritor participa ao lado de Miguel Gonçalves Mendes, com a presença de Laerte e Roberta Martinelli.
Serviço
V Encontro de Ideias Audiovisuais
22 a 25 de outubro (quarta a sábado)
Horário: quarta das 19h às 22h; quinta a sábado das 10h às 20h
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo – SP)
Entrada gratuita, sujeita à lotação. É necessário retirar ingresso com antecedência.
0 Comentários