X

0 Comentários

Artigos

Nossas salas

Câmera Clara 75

Por Luiz Joaquim | 30.07.2007 (segunda-feira)

A notícia dada semana passada de que Pernambuco deve ganhar até o início de 2008 mais oito salas de cinema (cinco no Shopping Plaza, duas no ETC Rosa e Silva e uma em Fernando de Noronha) é estimulante. E some aí na conta as novas salas, não detalhadas, da empresa PMC, além do espaço no Teatro Arraial que deverá ser revitalizado pelo governo do Estado para voltar a funcionar como um cineteatro, e os lendários cinemas em eterna reforma do prédio Chantecler. Hoje Pernambuco conta com 38 salas em funcionamento, sendo 33 no Grande Recife: 12 no Shopping Guararapes (do grupo espanhol Box), dez no Shopping Recife e oito no Tacaruna (da join-venture UCI/Ribeiro), seis no Shopping Boa Vista (do Grupo Severiano Ribeiro – GSR), duas da Prefeitura do Recife (Cinetetro Apolo e Parque) e o Cinema da Fundaj. O Cine São Luiz, em reforma, fica fora da conta. As outras cinco estão no interior do Estado: duas em Garanhuns (PMC) e três em Caruaru, entrando em reforma agora em agosto. Com as novas salas prometidas para 2008, Pernambuco somará mais de 46 salas, um número importante para a região, cujo interesse dos empresários de exibição cinematográfica parece esquentar a cada novo ano. Isso é bom para a cultura, mas muito mais para o mercado pois o detalhe é que tantas salas não significam exatamente tanta diversidade de programação, apenas uma descentralização dos pontos de exibição. Num cálculo rápido, vemos que destas 46 salas, 29 (ou seja 63%), são/serão controladas pela UCI e GSR o que significa uma padronização e controle quase absoluto deste nicho do mercado na região.

——————————————
Making of
Entre 27 e 29 de agosto acontece o 1º Festival Nacional do Making Of no Cineteatro Apolo. Além da exibição não-competitiva de ‘making ofs’ de filmes (curtas e longas metragens), minisséries e seriados brasileiros, acontecerão debates com diretores e produtores convidados. O evento também promoverá oficinas Direção de Arte (Lia Renha), Assistência de direção (Flávia Lacerda) e Oficina de Continuidade (Adelina Pontual).

—————————-
Gramado
Quinta-feira, a organização do 35º Festival de Gramado, que acontece entre 12 e 18 de agosto, anunciou o longa peruano “Madeinusa”, de Cláudio Llosa, como o quinto filme estrangeiro da mostra competitiva. Apesar do interessante, o filme de Llosa já foi exibido na mostra íberoamericana do Ceará em 2006, já foi comprado por uma distribuidora no Brasil e tem lançamento no circuito marcado para a sexta-feira logo após Gramado. A inclusão no festival parece mais um gol dentro, feito pela distribuidora do filme, e um gol fora, de Gramado.

———————
Simpsons
A Fox vem se preparando há meses para o lançamento daquele que promete ser seu grande hit de verão (norte-americano): “Os Simpsons: O Filme” (estréia dia 17). E a companhia está exultante com o resultado de uma pesquisa feita por uma empresa que rastreia o hábito os usuários na internet. A página na rede do filme é a segunda mais visitada na categoria ‘site de programas de tv’ desde o último dia 21.

Mais Recentes

Publicidade