X

0 Comentários

Artigos

Bravo, Rio

Câmera Clara 80

Por Luiz Joaquim | 01.10.2007 (segunda-feira)

A Coluna de hoje foi escrita do Rio de Janeiro, onde, até quinta-feira, acontece o maior festival de cinema da América Latina. Até lá, aindão serão projetados dezenas de produções excelentes que ainda serão notícias pelo mundo nos próximos, no mínimo, 12 meses. Entre tantas observações a respeito deste mega-evento vitorioso realizado pelo Grupo Estação com parcerias diversas, e entre a mais importante a com a, claro, Petrobrás, uma me chama a atenção. Diz respeito ao total acolhimento da população carioca para com a mostra. O público lota salas de perfil tão diferenciado quanto o Roxy, em Copacabana, quanto o Estação Ipanema ou o Cine Glória, no Memórial Getúlio Vargas. Independente do dia da semana ou horários (sessão ao meio-dia ou à meia-noite), é possível encontrar salas cheias e com gente brigando do lado de fora, querendo ainda entrar. E não estou faland de cinéfilos. São espectadores quaisquer. Nada anormal para uma cidade que já entendeu o valor de um festival como esse. Para uma população que percebe a oportunidade rara que é a de ver um filme novíssimo, ainda com muito pouco influência da mídia sobre seu título, e dali tirar seu discernimento original sobre o que acabou de ver. Para o carioca chegar nesse estágil, levou alguns anos, mas só foi possível pela insistencia louca dos que organizam o Festival do Rio há vários anos. Bravo.

————————–
Parte dois

A “indústria” do cinema platinado no Brasil (leia-se Globo Filme) segue os passos de Hollywood, planejando seqüências a partir de sucessos de bilheteria. Aguardem, pois está em pré-produção “Seu Eu Fosse Você 2”. O primeiro fez 3,6 milhões de espectadores. O novo traz mais uma vez Tony Ramos e Glória Pires.

——————
Desafinados

O veterano Walter Lima Jr. circulava terça-feira na frente do Cine Palácio, na Cinelândia, Rio, enquanto não iniciava a Sessão de Gala para “Mutum”, de Sandra Kogut. O diretor não conseguiu escapar da pergunta que lhe persegue: quando veremos “Os Desafinados”, seu novo trabalho, hoje em finalização? Lima Jr. respondeu que quer fazer uma exibição teste em novembro, mas só para os sortudos do Rio de Janeiro.

—————————-
Elite nos EUA

A produtora Weinstein Company já marcou para 25 de janeiro de 2008 o lançamento de “Tropa de Elite” (foto) nos EUA. A estréia acontece logo após o anúncio das indicações para o Oscar 2008. Com a estratégia, Weinstein visa “Tropa…” para concorrer ao Oscar 2009.

Fields marked with an * are required

assine e receba
novidades por email

Mais Recentes

Publicidade