X

0 Comentários

Artigos

Data de nascimento

Câmera clara 85

Por Luiz Joaquim | 01.11.2007 (quinta-feira)

– na foto acima, de 1908, Emílio Guimarães, um dos cinegrafistas da empresa de Paschoal Segreto, conforme artigo de Alice Dubina Truz.

Segunda-feira (5-nov) é o dia em que, oficialmente, se comemora o cinema brasileiro (é também o dia nacional da cultura e do radioamador). Mas a data comemorativa é controversa. A data é referência porque foi em 5 de novembro de 1898 que os irmãos Segreto projetaram as primeira imagens em movimento captadas no Brasil. Foram feitas por Afonso Segreto, mostrando a Baía da Guanabara sob o barco chamado Brésil. A fita foi projetada no cinema batizado como “Salão de Novidade Paris” (mais conhecido como o “Salão Paris no Rio”). Esta foi a primeira sala fixa de cinema no país, localizada ao número 141 da rua do Ouvidor (RJ). Foi fundada pelos imigrantes italianos Afonso, Gaetano e Luiz Segreto em 31 de julho de 1897. Afonso era o encarregado de fazer viagens regulares a Paris para abastecer o acervo de fitas da empresa . Numa das viagens de volta, resolveu ele mesmo fazer as tais imagens da Baia da Guanabara. Foram feitas em 19 de junho de 1898, um domingo. Daí a controvérsia sobre a data comemorativa. Uns consideram 19 de junho – a data das filmagens – como a inaugural de nosso cinema. Outros consideram a data da exibição do nosso primeiro filme. Qual a data de nascimento que vale mais? Não importa, desde que nosso cinema permaneça ativo por muito anos.

———————
PADILHA
O próximo filme do agora famoso José Padilha (diretor de “Tropa de Elite” e “Ônibus 174”) será “Posto 9”, sobre o contato de jovens da classe média carioca com o tráfico internacional de drogas. O projeto está orçado em cerca de sete milhões de reais.

——————–
JOHNNY
Na mesma linha de “Posto 9”, chega “Meu Nome não É Johnny”, de Mauro Lima (cartaz já nos multiplex). Traz Selton Mello como João Guilherme Estrela, sujeito de classe média alta, fã de futebol e música, tendo acompanhado a evolução do rock brasileiro nos anos 1980 (hoje é produtor musical, aos 40 anos). Daí seguiu para o tráfico e fornecia cocaína para a Zona Sul carioca. Foi para a Europa e terminou preso no Brasil ficando famoso. A estréia está programada para 11 de janeiro de 2008.

————————-
ABELHA
Semana passada saíram as primeiras críticas nos EUA para “Bee Movie – A História de uma Abelha” (estréia no Brasil em 7 de dezembro), e não foram boas. A revista Hollywood Reporter foi uma das mais duras escrevendo que “O filme trabalha pesado em seus momentos cômicos e nunca alcança a lógica dos cartoons de modo a permitir a interação entre humanos e abelhas”. Na versão original, a voz da abelha é do comediante Jerry Seinfield

Mais Recentes

Publicidade