X

0 Comentários

Artigos

Silêncio

Câmera clara 87

Por Luiz Joaquim | 26.11.2007 (segunda-feira)

Indescritível a sensação provocada pelas sessões na 1ª Jornada do Cinema Silencioso que tomou o Teatro de Santa Isabel (na segunda-feira passada) e o Cinema da Fundação (entre terça e quinta-feira). Havia um uma espécie de nostalgia provocada pela imagens mostrando Pernambuco nos anos 1920, via filmes do Ciclo do Recife, restaurados pela Cinemateca Brasileira e sonorizados ao vivo por músicos diversos. Perturbador ver a praia de Boa Viagem formada apenas por postes de energia, trilhos de bonde e coqueiros, ou a praça do Derby num deserto de gravetos onde hoje se erguem altas árvores. Havia também uma ansiedade provocada pelo, vamos dizer, ineditismo deste filmes. Fernando Spencer, por exemplo, mostrou-se emocionado ao ver cenas de “No Cenário da Vida” (1930) pela primeira vez, sendo Spencer há mais de 40 anos um dos maiores conhecedores do Ciclo do Recife. Havia ainda uma espécie de orgulho por (re)descobrimos o quanto foram audaciosos, corajosos e talentosos nossos ancestrais cinematográficos. Curioso observar que a semana da mostra dos silenciosos no Recife casou com uma semana rica para Pernambuco no 40º Festival de Brasília.

xxxxxxxxxxxxxxx

ADR
Brasília já está rendendo frutos a “Amigos de Risco”. Os olheiros dos feitos que andam por lá gostaram do longa de Daniel Bandeira. Resultado, o filme já ganhou informalmente convite para participar no Brasil dos festivais de Tiradentes (janeiro 2008), Cuiabá (Junho) e, fora do Brasil, Toulouse (FR, em março).

xxxxxxxxxxxxx

São Luiz
Quem passar na rua da Aurora e olhar para o templo São Luiz, não verá mais o nome do cinema no topo da marquise. Na noite de terça-feira, madrugada de quarta, ladrões levaram as letras em bronze que formavam o nome da sala. As peças tinham mais de 50 anos. O valor monetário é alto, mas o sentimental é inestimável. Triste.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Na estrada
Walter Salles está para rodar “On The Road”, adaptação para o cinema do livro homônimo de Jack Kerouak, com produção de Francis Ford Coppola. A edição de domingo, 18, do The New York Times publicou um artigo sobre road movies.

Mais Recentes

Publicidade