X

0 Comentários

Reportagens

Cena Baiana (no Recife)

Filmes baianos no Cine do Parque a R$ 1

Por Luiz Joaquim | 02.06.2008 (segunda-feira)

De hoje (segunda, 02) até quarta-feira o Cineteatro do Parque vira a casa do cinema baiano. A programação cinematográfica, a partir das 14h e ao preço de R$ 1, está dentro do Festival do Teatro Brasileiro (FTB) – Cena Baiana, e foi montada pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) com a Diretoria do Audiovisual (Dimas) do Estado da Bahia, que apoiam o evento.

Em sua seleção, a curadoria privilegiou a contemporânea produção baiana. São quatro títulos bem distintos em proposta estética e temática. Dois deles são documentários. Enquanto “Samba Riachão” (hoje, 14h e quarta, 18h), de Jorge Alfredo, passeia pela música popular brasileira pela trilha deixada pelo sambista Riachão aos 80 anos, “Cidade das Mulheres” (amanhã e quarta às 14h), de Lázaro Farias, investiga a raça negra com a força e a soberania da mulher dentro do sincretismo brasileiro.

Já os longas de ficção passam pela revisão histórico-sentimental dos anos 1950 aos 1970, por uma família de classe média, intermediada pelo olhar de Edgar Navarro no premiado “Eu Me Lembro” (hoje, 14h, quarta, 18h), e vão, com “Esse Moços” (amanhã e quarta, às 16h), José Araripe Jr., mostrar duas crianças de ruas aliadas a um desmemoriado velho interiorano desbravando inocentemente a capital baiana.

A coordenação do evento explica que “mesmo sendo um festival que contempla uma programação de teatro, o FTB sempre tenta agregar às suas ações outras expressões artísticas como forma de cumprir uma interação entre os Estados”.

Mais Recentes

Publicidade