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Territorização do cinema

Câmera clara 114

Por Luiz Joaquim | 07.07.2008 (segunda-feira)

No início da semana passada, veio à tona uma assunto delicado pela imprensa do Sudeste, quando a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo anunciou uma nova lista das produções contempladas pelo concurso de patrocínio para longas de ficção. Quatro filmes anunciados numa lista anterior, divulgada no último dia 14, estavam fora da nova relação. O motivo: as obras seriam rodadas fora de São Paulo e numa nova avaliação pela comissão foi verificado que alguns deles não tinham “vínculo cultural com a cidade” de São Paulo, como reza o edital. Nessa onda, foram excluídos projetos como “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”, adaptação do livro homônimo de Marçal Aquino que Beto Brant filmaria em Rondônia. É preciso ter cuidado ao comentar essa decisão de revogação pela Secretaria de Carlos Augusto Calil. Isso porque, à princípio, parece bobo que seja negado um apoio a uma produção de uma certa região (seja ela qual for), só porque ela tem locações em outro Estado, mesmo que tenha uma massa profissional da tal região trabalhando no projeto. A primeira impressão é que, quem sai perdendo aqui é o cinema nacional, principalmente se o realizador é do naipe de Brant. Ao mesmo tempo, entende-se que há uma preocupação da Secretaria em aproveitar os recursos para ressaltar seu território de atuação. Dá pra imaginar que, ao mesmo tempo que um Brant tem um ótimo projeto na manga pra filmar em Rondônia, deve haver um cineasta paulistano menos célebre com um também excelente projeto (e com poucas chances de arrecadar recursos) com uma bela história sobre seu próprio bairro. O exemplo pode ser refletido para qualquer outra região. Pernambuco também.

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Alta estação
Um festival corajoso em Fortaleza, o “For Rainbow – Festival de Cinema da Diversidade Sexual” – tomou uma decisão delicada. Mudou de data. Saiu de julho para acontecer em setembro. Motivo: a alta temporada turística eleva o custo das passagens aéreas e hospedagens para a ensolarada Fortaleza naquele mês, limitando assim ainda mais a operacionalização do evento. Isso significa que as inscrições para esta edição (que este ano vai de 5 a 9 de setembro), foram prorrogadas. Mais infos pelo e-mail (festival@forrainbow. com.br).

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Mosca
David Cronenberg (foto) teve êxito na transposição do seu thiller de horror clássico de 1986, “A Mosca”, para uma ópera com música composta por Howard Shore (conhecido pelo trabalho em “O Senhor dos Anéis”). A produção foi ovacionada na sua abertura em Paris. na noite de quarta-feira passada. A apresentação deve ficar em cartaz por duas semanas até mudar-se para Los Angeles em Setembro.

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Ledger no Oscar ?
Apesar das dificuldades da Warner Bros em encontrar maneira para promover uma campanha de bom gosto para Heath Leadger concorrer ao Oscar em 2009, sabe-se que sua performance no novo, “Batman – The Dark Knight”, deve receber mesmo uma indicação. Há quem diga que ele como o Coringa (foto) está não menos que extraordinário. “Quando Ledger aparece na tela, não há como deixar de olhar para ele, e quando ele está fora da tela, você o quer de volta”, propagandeiou o presidente da americana ‘Media By Numbers’, Paul Derarabedian. E ainda complementou numa entrevista ao noticiáiro na TV ABC: “surpresa vai ser se ele não ganhar uma indicação”.

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Metropolis
Menos de duas semanas após a Kino International (em Nova Iorque) ter anunciado que concluiu uma restauração frame a frame do clássico de Fritz Lang, “Metropolis” (1927), e que irá relançá-lo em 2009, um mais longo e maltratado corte original do filme foi encontrado na Argentina, quando foi mostrado a jornalistas na quinta-feira passada por Paula Felix-Didier, diretora do Museu de Cine in Buenos Aires. Ela anunciou que possui uma única e completa cópia com três horas e meia do filme de Lang

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