X

0 Comentários

Reportagens

Perspectiva 2009

2009 será o ano do 3D Digital

Por Luiz Joaquim | 01.01.2009 (quinta-feira)

Já no último final de semana de novembro, um encontro em Búzios (Rio de Janeiro) agregou representantes das principais distribuidora do país. Na ocasião, os empresários apresentaram suas cartelas de lançamentos para o primeiro semestre do próximo ano, desenhando assim uma boa perspectiva do que veremos nas telas de 2009.

A DreamWorks exibiu trailer de sua primeira animação em 3D Digital, “Monstros vs Alienígenas”, com estréia para 3 de abril. Já Jorge Peregrino, da Paramount, anunciou que “Aparecida, O Filme”, de Rogério Gomes, iniciou as filmagens e deve estrear em 12 de outubro. A produtora de Zazen também prepara dois trabalhos: José Padilha está a frente de “Nunca Antes na História desse País”, definido por ele como “a Tropa de Elite da política nacional”, e “Paraísos Artificiais”, de Marcos Prado, sobre o envolvimento de jovens de classe média com drogas.

Arnaldo Jabor também já procura locações para seu retorno ao cinema com “A Suprema Felicidade”, e Miguel Faria Jr conclui roteiro do filme inspirado em Vinícius de Moraes “Além do Mar”. Vem dele também o documentário sobre Raul Seixas, “O Início, O Fim e o Meio”.

Outros novidades anunciadas pela Paramount são a comédia “Hotel Bom Pra Cachorro” (próximo dia 23), o drama com Leonardo Di Caprio e Kate Winslet, “Apenas um Sonho” (próximo dia 30), a volta de “Sexta-feira 13” (13 de fevereiro), a adaptação dos quadrinho “Watchman” (6 de março), e a nova versão de Star Trek, com direção de J. J. Abrams (8 de maio).

A MovieMobz mostrou uma variada cartela de documentários musicais, a começar por “Titãs, A Vida Parece uma Festa”, de Branco Mello (agora em janeiro), “Favela On Blast” (6 de fevereiro), “Mamonas – O Documentário” (6 de março), “Loki – Arnaldo Baptista (20 de março), e “Simonal – Ninguém Sabe o duro que eu dei” (5 de abril). Entre os destaques internacionais da MovieMobz está “katyn”, de Andrej Wajda (23 de janeiro).

A Warner destaca sua “Mulher Invisível”, com Selton Mello e Luana Piovani (5 de junho), dirigido por Cláudio Torres. Logo depois, 7 de agosto, é lançado “O Contador de Histórias”, no qual Luiz Vilaça dirige Maria de Medeiros. Também em preparação está o longa de estréia de Esmir Filho (curta-metragista premiado em Cannes), “Os Famosos e Os Duendes da Morte”.

A distribuidora também lança os fortes candidatos ao Oscar “O Curioso Caso de Benjamim Button” e “Gran Torino” (6/02), além da comédia “Sim, Senhor” (30/01), com Jim Carrey. Já o esperado “Harry Potter e O Enigma do Príncipe” só estréia dia 17 de julho.

MATRIX BAIANO
Rodrigo Saturnino, anunciou pela Disney “Besouro”, que se passa no início do século 20 na Bahia, mostrando a capoeira brasileira com seqüências de luta coreografadas pelo chinês Yuen Woo-ping, o mesmo de “Matrix”, “Kill Bill” e “O Tigre e O Dragão”. Tem também a versão brasileira de “High School Musical”, “O Bem Amado”, capitaneado por Guel Arraes (que inicia filmagens ainda em janeiro aqui em Olinda), e “A Morte de Quincas Berro d’Água”, com Sérgio Machado (de “Cidade Baixa”) adaptando Jorge Amado. Outros lançamentos da distribuidora são “Dúvida” (6/02), “A Montanha Enfeitiçada” (3/04) e “Delírios de Consumo de Becky Bloom” (10/04).

A Sony vai apostar alto em “O Exterminador do Futuro – A Salvação” (5/06), quarto filme da série e primeiro sem Arnold Schwarzenegger. Quem estrela a mega-produção é Christian Bale (o novo Batman). “A Pantera Cor-de-Rosa” (norte-americana) também ganha uma seqüência (20/02), com Steven Martin. Do Brasil, a Sony apresentou “O Menino da Porteira”, com o cantor Daniel protagonizando.

A Fox vem com fôlego para 2009. Já na segunda sexta-feira de janeiro, estréia a refilmagem de “O Dia em que a Terra Parou”, com Keanu Reeves no elenco. Próximo dia 23 estréia o esperado épico “Austrália”, de Baz Luhrmann, que volta a dirigir Nicole Kidman e Hugh Jackman. Em 13 de fevereiro, finalmente estréia “Operação Valquíria”, com Tom Cruise.

Outros lançamentos potentes são “Uma Noite no Museu 2” (22/05), “A Era do Gelo 3” (01/07), e “Avator”, novo de James Cameron. Os dois últimos prometem revolucionar os efeitos na tecnologia 3d Digital.
No Brasil, a Fox investe nos infantis “Minhocas”, Paulo Muñoz, em stop-motion, e “Eu e Meu Guarda-Chuva”.

Outra poderosa, a Universal, avisa que pode abri um escritório no Brasil em 2010, e por enquanto lança seus trabalhos por aqui via Paramount. Como co-produção com o Brasil, teremos “A Deriva”, novo filme de Heitor Dhália, rodado em Búzios e em fase de montagem. Aqui a história gira em torno da separação do casal Débora Bloch e Vincent Cassel, tudo pela perspectiva da filha adolescente do casal. Também em 2009, o presidente JK vai ganhar vida na pele de José de Abreu, pelas mãos do diretor Zelito Viana em “Bela Noite para Voar”.

Dos estrangeiros, veremos o novo Tarantino “Inglourious Basterds”, com Brad Pitt, e o novo Almodóvar “Los Abrazos Rotos”, com Penélope Cruz. Outra novidade fresca é “Public Enemies” (3/07), filme de gangster de Michael Mann, com Johnny Depp e Christina Bale.

E vem aí a primeira incursão da animação em stop motion filmada em 3D Digital. Chama-se “Coraline e O Mundo Secreto” (06/02). O novo filme de Sean Penn, “Milk – A Voz da Igualdade” estréia na mesma data. Já Benicio Del Toro chega em 27 de fevereiro de olho no Oscar em “O Lobisomen”. No quesito horror, teremos a refilmagem de “Terror na Casa do Lago” (feito originalmente em 1971 por Wes Craven.

Da PlayArte, vem a comédia brasileira “Família Vende Tudo” (maio) encabeçada por Lima Duarte e seguido por Vera Holtz, Caco Ciocler e Luana Piovani. O gato Garfield deve voltar às telas em março e “Surpresas do Amor”, sucesso nos EUA, entra por aqui em 5 de junho, com Reese Witherspoon e Vince Vaughn.

A Imagem Filmes quer chamar a atenção com a adaptação de Paulo Coelho “Verônica Decide Morrer” (01/05) com Sarah Michelle Gellar. Também lança o ótimo “Simplesmente Feliz” (16/01) com Sally Hawkins (que deve concorrer ao Oscar), e o drama “The Reader” (16/fev), com Kate Winslet. A distribuidora vai trabalhar com “Budapeste”, de Walter Carvalho, e ainda “Jean Charles”, que acaba de ser filmado na Inglaterra, com Selton Mello no papel do brasileiro assassinado no metrô de lá. Ainda em filmagens está “Capitães de Areia”, na Bahia.

A Downtown mostrou “Salve Geral!” como uma das grandes apostas do cinema brasileiro em 2009. O filme de Sergio Resende tem Andréa Beltrão no elenco e deve estrear em outubro, apesar das filmagens terem começado agora. Também deve estrear a adaptação do teatro “Tempos de Paz”, com Tony Ramos e Dan Stulbach repetindo o papel que fizeram nos palcos. Outra aposta é “Divã”, na qual Lilia Cabral encarna o personagem do livro de Marta Medeiros. Filmagens iniciam em fevereiro.

A Paris Filmes, colhendo os frutos de “Crepúscullo”, já anuncia o lançamento da seqüência “Lua Nova” em dezembro e “Eclipse” para depois. Um dos mais esperado filmes do ano é também da cartela da distribuidora: “The Wrestler”, com Mickey Rourke em papel que pode lhe render um Oscar. Já Nicole Kidman será uma transexual em “The Danish Girl” (mas esse só deve estrear em 2010).

A Europa aposta em “Che”, com Benicio del Toro e Rodrigo Santoro, sob a batuta de Steven Soderbergh. Filme é dividido em duas partes, a primeira estréia em 6 de fevereiro. Tem também o nacional “Verônica”, de Maurício Farias, com sua esposa Andréa Beltrão atuando. Ainda do Brasil, virá “Embarque Imediato”, com Marília Pêra. A Europa lança ainda “Slumdog Millionaire”, de Danny Boyle (de “Pequen Miss Sunshine”), e a comédia romântica “Then She Found Me”, dirigido por Helen Hunt, além do épico “Mongol”, biografia de Genghis Khan.

Mais Recentes

Publicidade