X

0 Comentários

Reportagens

Dois filmes que vêm da literatura

Obras são de Pablo Polo e Luci Alcântara

Por Luiz Joaquim | 18.01.2010 (segunda-feira)

Abrindo as sessões especiais nas segunda-feira em 2010 do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, o espaço inaugura sua tela lançando dois curtas-metragens pernambucanos inspirado pela literatura. Hoje, às 20h, o espaço do Derby projeta “Minha Alma é Irmã de Deus’, de Luci Alcântara, e “Matriuska” de Pablo Polo. A entrada é franca.

O primeiro foi idealizado para fazer parte das homenagens ao escritor Raimundo Carrero na última edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que aconteceu há dois meses. A obra foi gravada em digital com locações externas e internas do Poço da Panela. O local foi escolhido para contar a história a partir do livro homônimo de Rodrigo Carrero (Editora Record: Rio de Janeiro, 2009). O enredo fala de Camila, jovem que tem um surto psicótico depois de participar de uma manifestação da seita “Os Soldados da Pátria por Cristo”, e decide ser santa para desfilar no exército das onze mil virgens do Paraíso. A equipe da produção já avisa que, posteriormente, o filme passará por um processo de “transfer” para obter cópias em 35mm.

Já em “Matriuska”, Pablo Polo tomou a inspiração do livro de contos “Matriuska” de Sidney Rocha, e sua realização define-se como um curta em contos. O projeto utilizou recursos e apoios privados, sem recursos públicos para sua realização. Com a obra, o ator Polo estreia como diretor de cinema. É formado em em Rádio e TV na UFPE e vem atuando como diretor de publicidade, vídeos institucionais e programas de TV desde 1997. Em 2007, teve a oportunidade de dirigir a série de teledramaturgia “Cruzamentos Urbanos”, exibida pelo SBT Nordeste. Atualmente está produzindo o curta “Café Aurora”, trabalho contemplada no Edital do Audiovisual de 2009.

Mais Recentes

Publicidade