X

0 Comentários

Artigos

O Ciclo, uma indústria.

Câmera clara

Por Luiz Joaquim | 28.06.2010 (segunda-feira)

Em trabalho de conclusão de pós-graduação, na especialização em Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, o estudante Nelson Sampaio desenvolveu uma monografia a partir de um material nunca publicado. Trata-se da transcrisão de uma entrevista concedida por Ary Severo, um dos pioneiros do cinema pernambucano, nos anos 1920, em que o diretor, roteirista, ator, produtor resgata suas memórias daquele período prolífero para o nosso cinema. Sobre o filme “Aytare da Praia” (1925) – um dos dois títulos, entre os 13 de ficção do Ciclo, que mantiveram-se quase que totalmente intático até hoje – Ary comenta a paixão e devoção da equipe durante a realizaçao do mesmo. Quase que totalmente rodado numa, então, bastante selvagem praia de Piedade, em Jabotão dos Guararapes, “Aytaré…” precisou de uma pré-produção como nunca houvera no cinema brasileiro até aquele momento. Isso porque o acesso a praia de Piedade era extremamente complicado. O pessoal da produtora Aurora Filmes tinha, portanto, que planejar previamente todos os movimentos e material necessário que utilizariam nos dois meses que passaram nas duas casas emprestas naquela região. A organização, lembra Nelson, fez um dos mais celebrados críticos de cinema do Brasil, o Alex Viany, colocar a ação da Aurora Films como a primeira a encarar o cinema no Brasil por uma perspectiva industrial. Mais um exemplo bacana do cinema pernambucano, feito há mais de 80 anos.

—————————
CORPO FECHADO 2
A adaptação para o cinema de “The Last Airbender” está próxima de estrear e seu diretor, M. Night Shyamalan, já está pensando e trabalhando no próximo projeto. E tudo indica que Bruce Willis, com quem Shyamalan trabalhou em “Corpo Fechado” (2000) e “O Sexto Sentido” (1999) estará nele. O novo projeto deve ser uma sequência para “Corpo Fechado”; e outros nomes parecem já estarem definidos para o elenco, como Bradley Cooper, Gwyneth Paltrow. Shyamalan corre atrás de um estúdio que compre o projeto, o qual ele mantém em segredo sob sete chaves.

———————
PIPOCA
A febre vampiresca juvenil vai reiniciar em breve. E a rede exibidora UCI Ribeiro aproveita a ocasião para faturar anunciando nova promoção. Faltando dois dias para a estréia de “Eclipse”, a empresa informa que a partir da sessão de pré-estreia do filme à meia-noite e trinta desta quarta-feira, os fãs do filme que comprarem um Combo Eclipse (pipoca) levarão para casa uma camiseta. A promoção é válida enquanto durar o estoque das camisetas. Sobre o filme, sabe-se que Bella Swan enfrenta as conseqüências de ser amiga do lobisomem Jacob Black e namorada do vampiro Edward Cullen. Além disso, a moça se vê aterrorizada por uma onda de assassinatos em Seattle e o fato de estar sendo perseguida por uma vampira do mal.

——————
20° Cine Ceará
Expecativas cercam hoje a mostra competitiva de curtas-metragens no 20° Cine Ceará. É que passa, pela primeira vez, o filme de estreia do jornalista e crítico de cinema Hermes Leal, “Dona Militana; A Romanceira dos Oiteiros”. O documentário contempla a voz de Dona Militana, a romanceira que canta só pela memória causos e lendas que formaram nosso folclore brasileiro. É a única e ultima das autenticas romanceiras da tradição oral.

Mais Recentes

Publicidade