X

0 Comentários

Artigos

Gente soterrada

Câmera clara 219

Por Luiz Joaquim | 18.10.2010 (segunda-feira)

Com o resgate exitoso, pondo (quase) fim à extraordinária história dos 33 mineiros chilenos que ficaram presos por dois meses e nove dias numa mina no deserto do Atacama (Chile), começamos a pensar que logo logo Hollywood irá fazer uma versão para a aventura. E, sim, é verdade. Estúdios americanos já se movimentam na confecção de um roteiro que dramatize (ainda mais) a realidade. O final dessa história ainda está longe de terminar. Os mineiros viraram celebridades imediatas assim que saíram do buraco. O assédio da mídia mundial não pára. Um jornal alemão já ofereceu 70 mil dólares para uma entrevista exclusive com um dos sobreviventes. Outro, fã de Elvis Presley, ganhou visita ao museu do Rei, nos EUA. Outro irá passar férias nas Ilhas Gregas. Até um show de streaptease foi oferecido ao grupo. Mas, voltando ao cinema, se formos 60 anos atrás, veremos que Hollywood se adiantou com o clássico “A Montanha dos Sete Abutres” (1951), dirigido pelo mestre Billie Wilder, e protagonizado por Kirk Douglas. Ele vive um experimentando repórter americano que, sem emprego, vai parar num jornalzinho mexicano. Ao descobrir, por acaso, que um homem ficou preso numa mina, ele articula-se para dramatizar tudo com a esposa do enterrado, e o resgate demorar seis dias, e não apenas algumas horas. Assim, o assunto torna-se uma comoção nacional, atraindo multidões. Ao final dos filmes, eles sempre escrevem em letras pequenas: “semelhanças com fatos são pura coincidência”. Então tá.

——————
JANELA 3
A 3ª edição (12 a 21 de novembro) do Janela Internacional de Cinema do Recife lança concurso de vídeo digital em parceria com o projeto “Eu Quero Nadar no Capibaribe, e Você? (EQNC). O vídeo pode ser feito em qualquer formato e precisar ter como tema o meio-ambiente. O regulamento está em (www.capibaribe.info) e a inscrição pode ser feita até 8 de novembro. E ainda estão abertas também as inscrições para participar do “Janela Crítica”, oficina de crítica cinematográfica que será ministrada durante o evento. Mais infos em (www.janeladecinema.com.br)

—————–
CELUCINE
No início do mês, o festival Celucine anunciou seus últimos cinco últimos finalistas e entre eles está o pernambucano Marllom Meirelles da Silva, com o filme “A emparedada da Rua Nova”. Ele concorre, com outros nove filmes, ao prêmio final de R$ 15 mil, que será entregue dia 29, no Odeon Petrobras, no Rio, durante o Curta Cinema 2010: Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

—————————
FINANCIAMENTO
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) anunciaram o resultado da Linha A do último edital do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Serão concedidos R$ 39 milhões a 45 projetos de longa-metragem brasileiros de produção independente, apresentados por 41 produtoras sediadas em seis estados (Bahia, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) e no Distrito Federal. Foram contempladas 36 obras de ficção, dois documentários e sete animações. Veja em (www.finep.gov.br)

Mais Recentes

Publicidade